ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Os ataques maciços contra Ucrânia continuam, começaram há duas/três semanas atrás, logo depois que foi atacado a ponte da Crimeia. Os ataques maciços a Ucrânia continuam; cortes de energia sobre o qual eu já comentei, [40%] da energia foi cortada pelos ataques russos, agora [80%] do abastecimento de água de Kiev, Capital da Ucrânia caiu.
Ataques dramáticos contra a Ucrânia, mais de [40] misseis em infra-estrutura crítica foram saldados em até [10] Cidades ucranianas na última Segunda-feira e, conseguiram ‘destruir' as centrais térmicas e o abastecimento de água. Disseram, também para nós, que a maior parte desses misseis conseguiram derrubar, mas vocês sabem que, basta lançar uma mão cheia de mísseis para realmente dar um estrago enorme e prejudicar [destruir] infra-estruturas.
A Rússia, novamente bombardeou numerosas Cidades na/da Ucrânia com mísseis no iniciou desta semana [Seg-feira], havia um alerta aéreo em muitos lugares do país e as defesas áreas ucranianas estavam em prontidão de acordo com as autoridades locais. Explosões, também foram ouvidas na Capital, Kiev, Kharkiv e Zaporidja. Depois da eletricidade agora a água, são esses, são os pontos nevrálgicos de uma sociedade.
[40] foguetes atingiram a Ucrânia na Seg-feira de manhã, em Kiev a situação está-se tornando cada vez mais dramática, pois [80%] dos [2,9] milhões de habitantes da Cidade estão no momento em que vos escrevo esta carta sem abastecimento de água.
E, na verdade, eu queria comentar sobre isso, na Seg-feira de manhã, porque um pouco antes das quatro/trinta horas, eu tive a notícia, mas como eu não sabia bem como era a situação e a dimensão do que, foi atingido eu resolvi por esperar para ter mais informações.
Um único, para vocês terem ideia; um único míssil pode estragar uma infra-estrutura, um único míssil pode atingir e estragar uma Central energia que abastece [350.000] casas. Anteriormente a Rússia já havia infligido graves danos através de ataques direccionadas ao fornecimento de energia.
Misseis e drones em subestações significam que a eletricidade das demais centrais nucleares não estão mais atingindo à população; a luz e o calor estão-se tornando mais escassos na Ucrânia, por exemplo, na Seg-feira o Kremlin deu uma “olhada” no abastecimento de água da Capital, a situação está-se tornando cada vez mais dramática.
Portanto, daquilo que pelo menos aqui nós escutamos sempre e se fala que, daqui a pouco, o[s] russo[s] ficarão de joelho[s]; daqui a pouco… e… se defende ainda assim, a entrega de mais armas, a entrega de mais dinheiro; daqui ha pouco e… novamente o[s] russo[s] atacam maciçamente.
A situação, está-se tornando cada vez mais dramática, devido a danos a uma Central elétrica perto de Kiev, [80%] dos consumidores da Capital estão sem abastecimento de água. Mais, uma vez a população civil está sendo 'sacrificada pela ganância' de uns poucos. Chegou a hora de voltar para mesa de negociações, mas os 'belicistas' provavelmente já estão apanhados em sua própria loucura no final eles provavelmente deixarão a Ucrânia com os problemas sozinhos enquanto, neste momento eles falam de reconstrução e…etc, etc. Mas, isso, talvez como em muitas outras vezes está sendo esquecido para mais tarde.
Eu vou manter vocês informados, porque a situação está cada vez mais triste, cada vez mais a população sendo atingida e não só na Ucrânia, como também e na parte que agora fazem parte do território russo e, sobre isso é dificilmente falado.
É muito triste o sofrimento das famílias, dos civis, mas também dos soldados, soldados que de ambos os lados são gastos, ao meu ver, à toa apenas para fazer como sempre nas guerras se mostrou no passado em muitos lugares.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos 03 de Novembro 2022