ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Biden, declarou publicamente que vai convidar a União Africana [UA] a fazer parte do G20, o G20 financeiro. O que é o G20 financeiro? Você pega as [19] economias ou as maiores economias do globo + esse último que é a União Europeia [UE]. A UE hoje conta com vinte sete membros. Então são [19] + [27]. A UA, que foi convidada ela tem cinquenta e cinco membros. Logo, vai ser [19] + [27] + [55] vai ser o G quase cem de grupos que definem políticas económicas para guiar o mundo.
Esse grupo G20 ficou muito famoso depois da crise de 20[08], causada principalmente pelos países desenvolvidos e ficou ’explícito’ que não podia ser somente os países desenvolvidos a propor soluções para melhorar a economia mundial. A China tinha que participar, o Brasil tinha que participar, a India tinha que participar, a África do Sul tinha que participar, a Rússia tinha que participar, ou seja, era o momento de ascensão dos BRIC’s, ascensão dos países emergentes e uma crise económica provocada pelos desenvolvidos.
Então, ’aparentemente’ a UA também vai participar; o Biden até falou que pretende fazer uma visita oficial a várias nações africanas e uma ajuda económica na forma de parceria militar na casa dos [55] bilhões de dólares nos próximos três anos. É um valor considerável e…porquê que o Biden está fazendo isso, porque ele gosta [d]os africanos? Claro que não! Porquê ele sabe que hoje a China e Rússia que têm parcerias estratégicas com uma série de Governos africanos estão na frente nas trocas comercias e geopolíticas com os africanos. E, a África querendo ou não é uma baeta reserva mineral, alguns países combustíveis fósseis; têm a Líbia, Argélia, Nigéria, Angola, Sudão do Sul, Moçambique…enfim, são baetas reservas de combustíveis fósseis ou reservas de minerais metálicos.
A China com a sua expansão ela está interessa em construir; rodovias, ferrovias, Portos criando dívidas com os países africanos. Está a China interessado em ajudar os africanos? Claro que não também está interessado em expandir os seus negóciose aumentar o seu imperialismo económico em África.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [23] de Dezembro 20[22