Os conhecidos caçadores furtivos de rinocerontes Junior Chauke (49) de e Prince Ntsako Letswele (33) de Moçambique foram detidos sob custódia pelo Tribunal Magistrado de Ermelo na sexta-feira, 9 de dezembro de 2022, depois de terem sido presos pelo Ermelo SAPS na quinta-feira, 8 de dezembro de 2022.
Na sequência de informações sobre uma viatura suspeita que se dirigia a Ermelo em que os ocupantes se encontravam na posse de armas de fogo, a Polícia deslocou-se no sentido onde a viatura foi avistada.
Ao avistarem os policiais, os suspeitos que estavam no veículo tentaram fugir, mas os dois foram presos. A Investigação do Crime Organizado Grave de Hawks, com sede em Secunda, foi convocada e a cena do crime foi entregue para processamento.
Durante revista policial a um Toyota Fortuner branco realizada na presença dos suspeitos, foram encontrados dois chifres grandes e dois pequenos de rinoceronte pesando 14,6 quilos dentro de um saco plástico escondido no compartimento do motor. Os chifres de rinoceronte e o veículo foram confiscados para investigação posterior.
O processo contra a dupla foi adiado para 14 de dezembro de 2022 para caracterização e representação legal. Suspeitos permanecem presos.