Sr. Presidente Nyusi,
No jornal da Voz do Dono, o Noticias de ontem, o Senhor foi pedir dinheiro aos americanos para a Floresta de Miombo, o Senhor sabe tão bem como eu porque razão se perdem anualmente 1,27 milhões de hectares de Floresta em Moçambique.
Lembro que o Parque Nacional da Gorongosa, são 1 milhão de hectares que felizmente estão mais ou menos protegidos.
O povo moçambicano tem fome e precisa de comer, faz agricultura como faziam os seus antepassados há 1 000 anos atrás, derrubando e queimando a floresta, essa prática termina quando as famílias puderem ter acesso a fertilizantes e a sementes melhoradas, isso irá terminar quando o governo de Moçambique passar a subsidiar o fertilizante em 30%.
A prática de derruba da floresta de Miombo à volta das cidades tem a ver com a produção de carvão, se Moçambique é um produtor e exportador de gás natural porque razão esse gás natural é tão caro para os Moçambicanos?
O mesmo se passa com a eletricidade, o povo português, construiu, pagou e ofereceu Cahora Bassa ao povo de Moçambique, mas o governo de Moçambique vende a energia de Cahora Bassa ao preço de Banana à Mozal para os Japoneses terem alumínio barato, os moçambicanos comprar a eletricidade a preço caríssimo não podendo cozinhar com eletricidade, destruindo a Floresta de Miombo para produzir carvão para cozinhar.
Os 1 000 mortos do Ciclone Idai na Beira se deveram à destruição da Floresta de Miombo Sr. Presidente que o governo da Frelimo vendeu ao chinês, não às Alterações Climáticas, chuva e vento não matam ninguém o que mata são as enxurradas que foram potenciadas pelo corte do Miombo.
Sr. Presidente Nyusi, não precisa de inventar a roda, para salvar a floresta de Miombo e melhorar a vida dos Moçambicanos, não precisa do dinheiro dos americanos, o seu governo só tem que subsidiar o fertilizante em 30%, como faz o Malawi, baixar o preço do gás de Botija e da eletricidade.
(Recebido por email)