Um indivíduo de 49 anos de idade encontra-se detido desde ontem, na cidade de Maputo, na posse de sete chifres de rinoceronte, três caixas de pontas de marfim e cinco sacos contendo crânios, garras e várias ossadas de leão.
Segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), Hilário Lole, trata-se de um indivíduo de nacionalidade moçambicana, indiciado na prática do crime de abate e tráfico de espécies protegidas.
Hilário Lole disse que o indivíduo foi detido em flagrante com sete chifres de rinoceronte quando tentava vender para um cidadão de origem asiática. No procedimento das investigações, conta Lole, foi possível encontrar seis caixas com 55 pedaços de pontas de marfim retiradas de elefantes, 12 crânios de leão e várias ossadas, garras e dentes do referido animal.
“Essas ossadas foram apreendidas na sua residência. O mesmo afirmou que foi entregue por um cidadão de origem asiática que, segundo ele, traziam da vizinha África do Sul e segundo informações por nos obtidas alguns já se encontram detidos em outros país do continente africano. Entretanto, o SERNIC não vai basear-se nas suas declarações e vai trabalhar com Administração Nacional de Conservação (ANAC) para fazer o exame dessas ossadas e aferir de que origem são esses animais”, referiu.
O porta-voz do SERNIC explicou ainda que o produto estava em via de ser transportado através do Porto de Maputo para o continente asiático.
Entretanto, o indiciado disse que “este produto vem da minha casa, foi um vietnamita que me entregou há ano e meio e ele sumiu no princípio deste ano, deixando-me com aquela viatura”.