ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
“Racismo não é a falta de informação sobre o outro como acredita o senso comum, mas sim é projecção branca de informações indesejáveis no outro” (Grada KIlomba).
Hoje, eu trouxe para apresentar para figura do ano 20[22] a escritora de(s)colonial Grada Kilomba, e o seu livro incrível «Memória da Plantação», que é o seu livro mais conhecido publicado originalmente em 20[08]. A Grada Kilomba é uma portuguesa, mas a sua família é de origem angolana e também de São Tomé Príncipe, e ela vai falar bastante do racismo ligado a colonização é um livro teórico de cunho anti-racista e anti-colonialista. A Grada Kilomba é uma psiquicanalista, é uma artista multidisciplinar, pesquisadora e escritora.
O livro nasce, a partir da escrita da sua tese de doutoramento que foi em filosofia na Universidade livre de Berlim. Então, ela vai falar do racismo duma perspectiva que uni a psicanálise a uma abordagem fenomenológica. A Grada Kilomba, entrevistou
uma série de mulheres negras na Europa em especial na Alemanha, porque é onde ela foi fazer o doutoramento e, ela vai falar que muito da importância de fazer teoria sobre o racismo, teoria anti-racista, a partir da experiência individual de como é
impossível falar de racismo sem abordar a experiência individual e toda resistência, que essa abordagem tem na Academia.
Leia aqui Download Kilomba Grada