Nesta edição
+ Indústria de sequestros ganhou US $ 35 milhões este ano
Vídeo dramático de sequestro
+ E-visas
+ Reivindicação alta Barão das drogas da Frelimo
+ Banco Mundial corta ajuda a desastres por uso indevido
+ Ato de equilíbrio com os EUA
===========================
Indústria de sequestros ganhou US$ 35 milhões em resgates este ano
A indústria dos raptos movimentou 35 milhões de dólares nos primeiros 11 meses do ano, segundo o vice-presidente da Confederação das Associações Económicas Moçambicanas (CTA), Prakash Prehlad, falante a 7 de Dezembro. Desde então, houve outro sequestro de um homem de negócios.
Hayyum Alimamade foi sequestrado sob a mira de uma arma na frente de sua família em frente à sua sorveteria na Matola na tarde de quarta-feira (14 de dezembro). O sequestro levou apenas 30 segundos, e um vídeo do sequestro de uma câmera de segurança está em https://bit.ly/Moz-kidnap
Duas fotos de outras câmeras de segurança também mostram o sequestro; Alimamade está com uma camiseta branca sentada. (Todos postados por Anti Raptos Beira em sua página no Facebook) Diz-se que seus filhos foram submetidos a uma tentativa de sequestro anteriormente.
É dono de um centro comercial na Matola, da cadeia Kids R Us em Maputo e da Vanilla Gelado, com lojas na Matola e na Av 24 de Julho em Maputo. O gelado da Baunilha é excelente - o melhor de Maputo.
Prehlad falava num workshop sobre Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo em Maputo. E salientou que os 35 milhões de dólares vão ser transferidos para fora de Moçambique através do branqueamento de capitais, o que é outra razão para tentar travar o rapto. (360 Moçambique, 8 Dez)
Os raptos decorrem há mais de uma década e são em grande parte de empresários moçambicanos de origem asiática e das suas famílias. Eles estão tendo um impacto no investimento, e alguns empresários estão saindo.
Carlos Camurdine, um dos empresários mais bem-sucedidos de Moçambique, foi raptado à porta da sua loja de vinhos no centro de Maputo, a 3 de Abril de 2019, por três homens armados com espingardas de assalto AK-47 e detidos durante dois meses até que um resgate fosse pago. Em junho deste ano (2022) comprou o Fontecruz Lisboa Hotel, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, por 42 milhões de euros, e aparentemente está a transferir os seus interesses comerciais para lá.
Moçambique emite e-visas
Numa importante simplificação do sistema de vistos, Moçambique abriu uma plataforma de e-visa https://evisa.gov.mz/. Além dos vistos de turista, o sistema também pode ser usado para vistos de "negócios", que incluem negócios, pesquisa e participação em uma reunião ou conferência. Se o visto for aprovado, o visto vem via e-mail em formato PDF com um código de barras a ser lido pelo oficial de imigração no porto de entrada, onde um visto físico será impresso e anexado ao passaporte do viajante mediante o pagamento da taxa.
Alegam que polícia quer interrogar líder da Frelimo sobre tráfico de droga
A unidade de investigação policial, Sernic, pediu autorização ao parlamento (AR) para interrogar um deputado (MP) da Frelimo que faz parte da comissão permanente da AR (presidium) e é suspeito de envolvimento com um caso de tráfico de droga na Zambézia, o deputado da Renamo Venâncio Mondlane disse à AR em 1 de dezembro. O pedido surge na sequência de uma apreensão de droga em 5 de Novembro em Macuse, na costa da Zambézia, a norte de Quelimane.
Moçambique é uma rota de trânsito para a heroína e, mais recentemente, a metanfetamina, do Afeganistão. As drogas são desembarcadas por barcos em Moçambique, enviadas por estrada para Joanesburgo e depois transferidas para a Europa. Drogas são a terceira maior exportação de Moçambique, depois do alumínio e carvão. (Veja esta newsletter https://bit.ly/Moz-610)
O comércio e o envolvimento de pessoas de alto nível da Frelimo são do conhecimento público há mais de duas décadas, mas a comunidade internacional mantém-se em silêncio porque não quer perturbar a sua relação com o partido no poder.
As drogas são trazidas por dhows de jelbot marítimos que podem transportar até 1 tonelada de drogas. Eles param a 30-40 km da costa e transferem as drogas para barcos de pesca que trazem a carga para a costa. Tradicionalmente, as drogas eram abandonadas no norte de Cabo Delgado, mas o a guerra parou isso e os dhows agora viajam mais para o sul. Nacala e Angoche, Nampula e Macuse tornaram-se os principais portos de drogas. A apreensão de 5 de novembro incluiu a prisão de um oficial na base naval local que se diz ser o proprietário de dois barcos usados para o transferência para o litoral e um professor local responsável pela transferência de terras. (Integridade-Moçambique 22 Nov, 2, 4 Dez; Zitamar 5 Dez; CDD 11 de dezembro)
Banco Mundial corta ajuda a desastres, culpando uso indevido
O Banco Mundial suspendeu seu financiamento para o Fundo de Gerenciamento de Desastres (FGC), dizendo que US$ 500 mil foram usados indevidamente. O fundo é operado pelo Instituto Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (INGD).
O Banco Mundial informou o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, da suspensão em agosto, dizendo que o Banco não retomará seu apoio até que todo o dinheiro que faltava seja devolvido ao FGC. O FGC não pode usar o dinheiro do Banco Mundial para comprar veículos ou financiar obras públicas. Mas a carta do Banco a Tonela disse que o FGC em 2020 gastou US $ 280.000 na compra de veículos, US $ 200.000 em infraestruturas de água e saneamento e US $ 20.000 na construção de uma ponte sobre o rio Muecate na província de Nampula. (Carta de Moçambique 30 Nov)
INGD diz que está a 115 milhões de dólares do dinheiro de que necessita para cobrir os prováveis custos da época chuvosa de 2022/2023, o que pode afetar cerca de 2,2 milhões de pessoas, disse a diretora-geral do instituto, Luisa Meque, em 15 de novembro. Seus custos previstos são de US $ 195 milhões, mas tem apenas $80 milhões. (LUSA 15 Nov)
O equilíbrio com os EUA
Os Estados Unidos são o maior doador bilateral de Moçambique e claramente querem um papel maior na guerra civil de Cabo Delgado, enquanto Moçambique continua a querer manter os EUA à distância de armas. Em Cabo Delgado a escolha das tropas ruandesas para desempenharem o papel central trata-se de impedir que os EUA e a África do Sul desempenhem um papel demasiado grande.
A cimeira EUA-África do Presidente dos EUA, Joe Biden, esta semana (13-15 de dezembro), com 42 chefes de Estado africanos, incluindo Filipe Nyusi, é uma tentativa de reconstruir os laços com África depois de o continente ter sido amplamente ignorado pelo anterior Presidente Donal Trump. E secretário dos EUA do Estado (efetivamente Ministro dos Negócios Estrangeiros) Antony Blinken sublinhou a importância acrescida de Moçambique como membro do Conselho de Segurança da ONU.
Cabo Delgado estava claramente no topo da agenda. Numa curta conferência de imprensa, com Blinken, a 14 de dezembro, Nyusi disse: "Tive agora – há pouco – uma reunião com a ExxonMobil para tentar discutir o que podemos fazer mais". Ele não expandiu, mas "tentou discutir" sugere que foi não é fácil, e claramente a questão é o que Moçambique tem de fazer para que a ExxonMobil regresse ao projecto de gás.
No Fórum de Paz, Segurança e Governação, na cimeira de 13 de Dezembro, com Blinken e o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, Nyusi destacou o apoio das forças ruandesas e da SADC, dizendo que Moçambique criou "um ambiente onde há envolvimento". da região". Este é um exemplo de que "para os problemas africanos devemos primeiro procurar soluções dentro do próprio continente". Os EUA e a UE podem ajudar com a formação, mas a resposta tem de ser africana. (O vídeo de 4 minutos de sua intervenção está no https://youtu.be/UrATk5AIEiE)
Na sua breve declaração com Blinken, Nyusi disse também, inesperadamente: "E os portugueses, juntos temos de discutir sobre a segurança de Moçambique". O que parece um lembrete para os EUA de que eles não são o único jogador estrangeiro em Cabo Delgado.
Enquanto isso, em 7 de dezembro, os EUA entregaram um barco de patrulha costeira de 10 metros, avaliado em US $ 700.000. O barco de alta velocidade é para interdições e operações de embarque marítimo. Será útil para patrulhas navais em Cabo Delgado e será mais apropriado do que os barcos comprados há uma década como parte da dívida secreta e na maioria das vezes nunca usados.
Notícias curtas
Renamo nomeia primeira mulher secretária-geral. Clementina Francisco Bomba, vice-chefe do grupo parlamentar da Renamo, foi nomeada secretária-geral do partido na reunião do Conselho Nacional da Renamo de segunda-feira (12 de dezembro). Ela é a irmã de Adriano Bomba, o piloto da Força Aérea Moçambicana que a 8 de Julho de 1981 voou o seu MIG-17 para a África do Sul e se juntou à Renamo. A AIM (13 dez.) regista que ele e o seu irmão, Boaventura, foram executados pela Renamo dois anos mais tarde, aparentemente por suspeita de envolvimento. no assassínio do então secretário-geral da Renamo, Orlando Cristina. (AIM 13 Dez)
As primeiras inundações das estações chuvosas estão no rio Maputo, perto da fronteira com a África do Sul. As inundações são causadas por fortes chuvas na África do Sul e em Essuatíni (Suazilândia), além da decisão previamente anunciada da África do Sul de liberar água da barragem de Pangolapoort para criar mais capacidade de armazenamento. Estamos publicando os relatórios diários detalhados de inundações do governo (Boletim Hidrológico) em https://bit.ly/Moz-Flood-2023
==============================================
Subscrever ou anular a subscrição: https://bit.ly/Moz-sub
CIP ELECTION BULLETIN: Existe um Boletim de Eleições de Moçambique publicado pelo Centro de Integridade Pública (CIP) https://www.cipmoz.org; [email protected]) que foi previamente distribuído em conjunto com este boletim. Eles agora são distribuídos em listas separadas.
Esta newsletter é distribuída no [email protected].
Para subscrever ou cancelar a subscrição: https://bit.ly/Moz-sub
O boletim eleitoral CIP é distribuído na lista [email protected]
Utilizar https://bit.ly/MozBul-sub para subscrever ou anular a subscrição.
==============================================
Importantes ligações
externas Guerra civil de Cabo Delgado:
Cabo Ligado relatório semanal https://www.caboligado.com/
Relatórios de guerra, mapas detalhados, dados do censo - http://bit.ly/Moz-CDg
Livro 'Guerra Civil Paz Civil': https://bit.ly/Civil-War-Civil-Paz
Salário mínimo e gráficos de taxa de câmbio, tabelas 1996-2022 https://bit.ly/MozMinWage2022 TSU_Tabela-Salarial-Unica - lei, decretos, sistema de pontos (2 Mb) https://bit.ly/Moz-TSU
Recortes de imprensa do julgamento diário da dívida em inglês
: https://bit.ly/Moz-Debt-Map-Julgamento.
Covid-19 diariamente https://covid19.ins.gov.mz/ documentos-em-pdf/boletins-diarios/ Relatórios diários de inundações -https://bit.ly/Moz-Flood-2023
Rastreadores de ciclones, https://www.cyclocane.com/ e https://www.metoc.navy.mil/
jtwc/jtwc.html J Hanlon livro para downloads: http://bit.ly/Hanlon-books
"Galinhas e Cerveja: Uma receita para o Crescimento Agrícola": https://bit.ly/Chickens-Beer 'Civil War Civil Peace
': https://bit.ly/Civil-War-Civil-Peace
Dados sobre todos os Moçambiqueque eleições: http://bit.ly/MozElData
Edições anteriores deste boletim, em pdf: https://bit.ly/MozNews2022 e http://bit.ly/MozNews2021 que contêm muitos mais links
==============================================
OS ARTIGOS PODEM SER LIVREMENTE REIMPRESSOS mas por favor cite a fonte: "Mozambique News Reports e Recortes". Newsletters anteriores estão no meu arquivo sobre http://bit.ly/Mozamb
==============================================
Se você recebeu isso, você se inscreveu voluntariamente na lista dev-mozambique ou dev-mozambique ulletin list na Universidade Aberta (antes de 1 de abril 2021) ou no JISC: Mantemos apenas o seu endereço de e-mail e nunca partilhamos a nossa lista de subscrição com ninguém.