Por Francisco Nota Moisés
E em geral, e quase somente quando pessoas de grande calibre físico e importância mentalmente desequilibrados começam actuar comicamente que o resto de nós prestamos atenção e apreciamos a dimensão única da tais indivíduos. Na historia houve tais indivíduos como os imperadores romanos Caligula e Nero, os russos Ivan O Terrível e Vladimir Putine o guerreiro, o soviético Josefe Yugasvili ou seja Staline, o italiano Mussolini, o alemão Adolfo Hitler, o chines Mao ze Dong, os Kims avo, filho e agora neto Kim Jung-un em Pyongyang, o cubano Fidel Castro, o ugandês Idi Amin Dada, o cambojano Pol Pot cujo nome real era Salot Saar, o líbio Muamar Gadafi, o centro-africano Jean Bedel Bokasa, o moçambicano Samora Machel, para nomear alguns. E a história está repleta de tais indivíduos que demonstraram terem tido uma certa instabilidade mental que estava por detrás da sua atuação altamente estranha, feroz e desumana.
Ultimamente, Vladimir Putine tem demonstrado uma personalidade tristemente cómica e desumana. Não há dúvida que o russo é um tirano de grande peso apesar dele descrever o seu estado como democrático, que de democracia nada tem.
Mas o parlamento da Polónia que descreveu o regime dele como um Estado Terrorista não concorda com o ditador russo Putine de que a sua Rússia é um pais democrático como a França onde Vive la Difference é uma palavra de ordem dos bravos franceses. Como que para apoiar o parlamento polaco, o parlamento europeu, o braço legal da Unidade Europeia, acaba de classificar o regime putinista como um estado terrorista apadrinhador dos terroristas no mundo.
Quanto a Samora Machel, muitos não fazem ideia de quão mentalmente desequilibrado o homem era para além de ter sido um assassino de tal magnitude que não se pode imaginar. Mas a propaganda do seu estado terrorista o deifica com o seu nome e bonecos feios em lugares públicos. Talvez que chegará um dia que Moçambique apresentará ao publico a natureza assassina e desumana do Machel e o seu stalinismo.
E no mês de Março de 1976 um correspondente do Serviço mundial da BBC notou o caracter estranho de Samora Machel e o descreveu como o "Idi Amin de Moçambique (The Idi Amin of Mozambique)", adiantando que o ditador maputense estava tao obcecado com o medo de ser assassinado que a sua policia e tropa obrigava pessoas a entrarem e a se barricarem nas suas residências com janelas fechadas antes dele passar por tais vias.
E que mais sobre Samora Machel? O homem era um bobo cujo comportamento era sempre teatral e, na verdade tristemente teatral. Seis anos mais tarde em 1982, um outro correspondente da BBC descreveu Samora Machel como um "Teatro Móvel (A moving theatre). Os seus gestos e posturas demonstravam um alto grau de demência no individuo.
E agora o estado terrorista da Frelimo tem o regime terrorista da Rússia de Putine como o seu grande irmão e padrinho desde que o estado putinista continue a armar o estado terrorista da Frelimo.