RESUMO DA SITUAÇÃO DE NOVEMBRO
Em Novembro, o número de eventos organizados de violência política em Cabo Delgado manteve-se estável, em comparação com Outubro. O número de fatalidades, no entanto, teve um aumento notável para 88, em comparação com 73 em Outubro. Este número foi, principalmente, justificado por 30 fatalidades insurgentes reivindicadas pela SAMIM, resultantes de operações em curso no distrito de Nangade. No total, houve dois confrontos envolvendo insurgentes e forças da SAMIM a operar ao lado das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) em Nangade. Isto reflete uma intensificação das operações contra os acampamentos dos insurgentes, particularmente na zona leste do distrito.
Acredita-se que os insurgentes estejam a operar a partir de campos no norte do distrito de Macomia, de onde também chegaram aos distritos de Meluco, Mueda e Muidumbe em Novembro. O maior número de incidentes registou-se no distrito de Muidumbe, onde ocorreram 11 eventos organizados de violência política organizada. Quatro destes envolveu confrontos com as FADM e Forças Locais. Cinco soldados teriam perdido a vida em um confronto a 28 de Novembro. Seis eventos foram ataques a civis.
No distrito de Macomia, oito militares terão sido mortos em dois ataques à aldeia Nguida, que há algum tempo se encontra abandonada e funciona como posto avançado militar. A luta pelo controle de Nguida continuou em Dezembro. Os insurgentes estiveram também envolvidos em três eventos organizados de violência política nos distritos de Meluco e Mueda. Por uma vez entraram em confronto com as forças de segurança em Meluco, e levaram a cabo dois incidentes de violência contra civis nos dois distritos.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-November-2022