A situação em Moçambique é má, muito má, os casos de sequestro pelo próprio estado moçambicano de portugueses e outros estrangeiros são muitos, por qualquer razão ou vingança as pessoas estão a ser metidas na prisão e é lhes retirado o Passaporte.
Procuradores, PRM, Juiz, Emigração, SERNIC tudo tem poder para meter na prisão e depois investigar, não há investigação nenhuma e as pessoas são sujeitas a tortura psicológica e a extorsão de dinheiro.
Sendo depois obrigadas a abandonarem o país para calar a boca e não denunciarem o Procurador ou o Juiz que os mandou para a prisão.
Nos últimos anos nenhum Procurador ou Juiz foi expulso da magistratura ou punido por estes actos, actuam como se fossem Sobas absolutos nas Províncias.
Só Maputo tem poderes para deportar quem quer que seja de Moçambique, os departamentos de emigração espalhados por Moçambique não têm esse poder.
São passadas normalmente multas de boca, sem nenhum poder legal a informar que a pessoa tem que pagar 4 000 ou 5 000 USD de multa, como armadilha para ver se a pessoa paga metade desse valor e o assunto fica resolvido.
Os procuradores ou juízes, pedem de tudo, carros, dinheiro para libertarem a pessoa que está inocente e muitas vezes mesmo a pessoa pagando ao Procurador ou Juiz ainda fica em situação pior, porque estando inocente passa a ser corruptor.
Porque razão alguém que fica mais dois ou três meses em Moçambique para além do visto terá que pagar 2 000 ou 3 000 USD?? Se não pagar vai para a prisão sem ter cometido nenhum crime, nem nenhum delito?
Ficar 6 meses ou um ano em outro país estrangeiro como poderá ser considerado delito? O Sol quando nasce não é para todos?
Moçambique se intitula como um país irmão, é assim que se tratam irmãos?
Nunca, mas nunca paguem o refresco a esses corruptos é assim o procedimento das Nações Unidas, nunca é pago um resgate quando alguém é feito refém, essa a razão porque poucos funcionários das Nações Unidas são raptados.
Também nunca cedam o Passaporte, é completamente ilegal as autoridades moçambicanas reterem o Passaporte é um documento pessoal e propriedade do país de origem, não pode ser confiscado para reter a pessoa.
Entretanto o que o Estado Português e a embaixada de Maputo têm feito para proteger estes Portugueses que estão a apodrecer nas prisões de Moçambique?
Para quando Portugal abre um Consulado em Nampula? Os portugueses no Norte de Moçambique estão completamente desprotegidos.
Visitam regularmente os presos?? Enviam apoio Jurídico? Quantos presos portugueses estão nas cadeias de Moçambique?
Nada de nada é triste, muito triste que o Nyusi, um aprendiz de ditador recentemente tenha estado em Belém aos beijinhos com o Presidente Marcelo ao lado de outro grande democrata o Presidente Lula da Silva e o nosso Presidente Marcelo se limite a ficar calado.
No caso do Qatar só depois de muito pressionado o Presidente Marcelo falou dos Direitos Humanos, a situação em Moçambique é semelhante, está a ser preparado um Ditador à maneira da Guiné Equatorial ou do Ruanda, Portugal não pode ficar calado, como não ficou calado no caso de Timor Leste, hoje uma democracia onde os Portugueses gostam de viver e são bem recebidos.
O seu silêncio é ensurdecedor Presidente Marcelo.
(Recebido por email)