ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
“Uma comissão está trabalhando para apurar as circunstâncias dos factos, mas já está claro que…o principal motivo foi o uso de celulares pelos militares na área de alcance do equipamento de rastreamento do inimigo o que possibilitou o uso de armas. Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir que tais incidentes não acontecem no futuro, de acordo com a investigação todos os culpados e responsáveis serão levados a justiça.” Tenente-General Sergei Sevryukov
Mas…o que foi que aconteceu?!
Falha básica do Comando Militar russo levaram as Forças Armadas russas a sofrerem uma das piores perdas de soldados em apenas um episódio infantil. os russos admitem a morte de [89] soldados recéns mobilizados, enquanto a Ucrânia fala em até [400] soldados russos mortos e mais de [300] soldados feridos em decorrência de apenas um ataque efectivado com artilharia de longo alcance.
Concentrar tanta tropa e munição num local tão próximo da artilharia do inimigo é erro básico de Comando russo. Foi erro básico de Comando o tipo de ataque que os russos fizeram no começo da guerra tentando ocupar a Capital, Kiev. As ordens de ataques causaram 'severas' perdas em homens e material das quais as Forças Armadas da Rússia não conseguiram até agora se recuperar. Outro erro básico de Comando Militar russo, foi em Março produziu baixas 'devastadoras’ numa tentativa de travessia de um rio sobre bombardeamentos precisos dos ucranianos.
Em relação ao último ataque, o Ministério da Defesa da Rússia, está tentando colocar a 'responsabilidade operacional' do incidente os dirigentes separatistas suportados pelos próprios russos. Este é o maior número de mortos em um único ataque reconhecido por Moscovo desde o iniciou da sua ofensiva militar em Fevereiro de 20[22] e ocorre após uma série de derrota militares.
O anúncio do balanço revisado provocou onda de críticas ao Comando Militar russo, já questionada por correspondentes e comentaristas russos por sua “incompetência” e pediu a publicação imediata do[s] nome[s] do[s] Comandante[s] e sua[s] responsabilidade[s]. O ataque ocorreu devido ao uso de 'telefones celulares' pelos militares russos o que permitiu ao exército ucraniano rastreá-los por geo-localização. A destruição desse espaço enfraquece e humilha de ponto de vista de imagem a Rússia.
Segundo Exército russo, o ataque foi realizado com o sistema de misseis HIMRS fornecido pelos Estados Unidos, que tem a capacidade para bombas até [500] libras uma distância de até [80] km’s dependendo da munição que você utiliza ao que atacou o território na região metropolita de Donetsk.
Na sua mais recente aparição pública na noite de ano novo o Presidente Putin fez um pronunciamento dizendo que, «a guerra é uma questão existencial para a Rússia, que enfrentaria no campo de batalha da invadida Ucrânia uma tentativa do imperialismo de destruir a Rússia».
Portanto, é diante dessa situação a qual nós estamos e, se agente olha na evolução, no sentido do transcurso da linha do tempo, o que está acontecendo no campo de batalha na Ucrânia agente percebe sim, que há formação duma forte a coligação militar imperialista, que os russos agora passam a encarar como existencial. Eles veem numa possível derrota militar um grave perigo da sobrevivência da própria Federação russa.
O Presidente Putin, e aqui vai pré-especulação vai aumentar a agressividade para 20[23] e inclusive os 'incentivos' que ele vem dando para que os soldados participem do[s] conflito [s] são faraónicos. Para vocês terem uma noção, foi dado além de bonos, financiamentos, perdão por crimes eventuais que possam ser cometidos, a isenção de imposto de renda para tentar 'convencer' novos militares a participar do conflito. Há especulações rolando que possa haver novas convocações, mais [50] a [100] mil miliares para combater na guerra da Ucrânia
Facto é, que, a situação não está fácil nem para russos e nem para ucranianos.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [05] de Janeiro 20[23]