- INTRODUÇÃO
A economia moçambicana possui, nos últimos anos, várias tendências, nomeadamente a concentração do PIB em termos da riqueza medida pelo PIB por habitante e sector, e da distribuição da riqueza espacial e social (entre províncias).
Este Destaque Rural tem como objectivo demonstrar que a economia moçambicana possui uma evolução de concentração produtiva sectorial com aumento das desigualdades espaciais e sociais, e o seu crescimento assenta, sobretudo, em recursos externos e correspondentes interesses externos.
Ressalta-se que os processos de concentração ou diversificação de uma economia não são lineares e são de longo prazo (décadas). Por essa razão, os períodos apresentados não permitem conclusões definitivas o que é agravado pelos contextos de ciclos políticos e de segurança, choques da economia internacional e de fenómenos ambientais, e a dívida ilegal e oculta.
Este texto tem as seguintes secções: (1) estrutura produtiva medida pela participação dos principais sectores na formação do PIB e pela balança comercial; (2) principais factores que influenciam o crescimento e a configuração da estrutura económica, especialmente o investimento (considerando o investimento directo estrangeiro e o crédito, o investimento nacional e o público, com ou sem donativos); (3) medidas de desigualdade espacial (através da evolução do PIB por habitante entre províncias) e social (medida pela pobreza, segundo o critério das despesas de consumo), como reflexo da existência de uma evolução concentrada ou não-diversificada; e, (4) resumo.
Leia aqui Download OMR-199-Economia-mocambicana-em-processo-de-concentracao