Mais de 30 homens armados, com lenços na cabeça e mochilas nas costas, escalaram esta quarta-feira a aldeia Calugo, Posto Administrativo de Mbau, em Mocímboa da Praia, onde conviveram com a população local, que acabou de regressar, durante pelo menos uma hora.
Trata-se de parte do grupo de terroristas, que desde Outubro de 2017 atacam distritos de Cabo Delgado e que hoje enfrentam as FDS e os seus aliados do Ruanda e da missão militar da SADC.
Fontes contaram à "Carta" que, durante a sua estada, o grupo terrorista conversou com populares, enquanto oferecia dinheiro aos adultos, que eles consideram idosos, alegadamente carentes. Além da oferta de dinheiro, entre 100 a 2500 meticais, os terroristas pediram calma à população, a qual foi igualmente aconselhada a fazer a limpeza da aldeia. Muitos dos residentes que hoje ocupam Calugo são pescadores.
Leia mais em Terroristas oferecem dinheiro à população de Calugo em Mocímboa da Praia (cartamz.com)