Resumo
O presente artigo, que tem por tema “O Islão na África Subsariana. Guiné-Bissau e Moçambique, uma análise comparativa”, está organizado em cinco alíneas independentes mas interrelacionadas, onde se entendeu efectuar uma análise comparativa da expressão do Islamismo, nos dois territórios.
Procurou-se elaborar uma análise espectral da expansão islâmica na África subsariana, para depois se tentar perceber como e quando apareceu o Islão bem como qual o “tecido” islâmico da Guiné-Bissau e de Moçambique, nisto incluindo a análise das respectivas escolas jurídico-religiosas dominantes. Depois pretendeu-se descrever os mecanismos “laterais” de comunicação que persistem para além do artificialismo das fronteiras caucionadas pelo Direito Internacional, exponenciados naqueles territórios pela impressiva presença das confrarias islâmicas.
Pretendeu-se ainda dar uma visão original do relacionamento do Poder português com o Islão durante a guerra colonial e qual resposta psicológica desenvolvida por aquele Poder para a conquista da adesão das comunidades muçulmanas em ambos os territórios, cuja densidade demográfica e política tão importante era no processo.
Leia aqui Download O_Islao_na_Africa_Subsariana_Guine_Bissau-garcia