ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A década de [90] foi a década de Boris Yeltsin no poder. O Boris Yeltsin era um 'cara' que tinha graves problemas com bebida; ele ia fazendo pronunciamentos e arrotava em público, ele constantemente ficava tombando. Por exemplo, tem uma entrevista muito famosa que ele está com o Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos dando uma entrevista do lado do Boris Yeltsin e… o Boris se arrota e… o Bill Clinton olha para ele e, começa a dar rizada do Boris Yeltsin, que era o presidente da Rússia e…o Boris Yeltsin, também da rizada, quer dizer, era uma figura quase que patética.
Você, imagina hoje, por exemplo, alguém dar rizada na cara do Presidente Vládimir Putin, numa entrevista? Nem dá para imaginar isso! Quer dizer, a figura de um líder impõe respeito.
A Rússia da década de [90] foi uma Rússia que declarou moratória, foi uma Rússia que privatizou toda a estrutura que tinha ao preço muito baixo, porque estava tudo sucateado. Por isso, por mais que militarmente fosse muito forte a Rússia não tinha condição de manter os países sobre a sua esfera de influência, até tentou, se estão lembrados, criou uma Organização chamada de [CEI], Comunidade dos Estados Independentes, mas grande parte dos países não aceitou fazer parte da CEI foi para o lado da União Europeia [UE].
Mas, nos anos 20[00] a coisa muda, porque entra Vládimir Putin, e o Putin várias críticas que podemos fazer, mas é facto que, economicamente desenvolveu a Rússia e o nacionalismo russo, aí ele foi 'sensacional', tanto que, por exemplo hoje as críticas ao Putin são crescentes, mas principalmente por parte da população mais jovem. A guerra dos anos [30] / [40] e [50] para mais, quem viu o que foi o Governo de Boris Yeltsin e viu o Governo Putin ainda gosta do Putin, pois, vê o Putin como o 'cara' que recuperou a Rússia.
Por exemplo, a Rússia perdeu na década de [90] em território super estratégico chamado de Tchetchénia, na prática são muçulmanos que conseguiram ganhar do segundo ou do maior poder militar do mundo na época que era dos russos, você percebe como a Rússia vai perdendo credibilidade. Mas, quando Vládimir Putin ascende ao poder uma das coisas que ele faz; «vamos reconquistar Tchetchénia, nós não podemos perder para esse grupo de muçulmanos, vamos reconquistar e inclusive fazer Acordos com eles».
Vládimir Putin, se aproveita nos anos 20[00], praticamente todas Commdities sobem o preço, porque a China está consumindo, porque a Índia está consumindo e, o que é que a Rússia vende; o gás, o petróleo e aos poucos começa a reconquistar o nacionalismo russo, começa a vender os seus combustíveis fósseis, começa a se aproximar da UE pelo bem, mas economicamente vai desenvolvendo a Rússia de novo.
Quer dizer, Vládimir Putin gasta quase dez anos só recuperando a economia da Rússia, Putin começa a ficar «altivo» geopoliticamente após os anos 20[10], porque a Rússia já estava forte de novo e aí Putin interfere na Síria, interfere na Crimeia, aí você vai ver a Rússia participando de novo do jogo geopolítico.
De facto, na década de [90] muitos países do bloco Socialista foram para UE e para o lado ocidental, porque a Rússia não tinha força, a Rússia estava muito enfraquecida, e internamente a crise de [97] a moratória que eles declararam foi uma das piores crises do Leste europeu.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [07] de Fevereiro, 20[23]