Bom dia,
Sr. Presidente Filipe Nyusi,
A situação em Cabo Delgado está a complicar-se aparentemente apesar dos 2500 homens do Ruanda, é muito esquisito tantos ataques e tantas forças envolvidas especialmente do Ruanda, numa altura em que a Total pensa regressar, ainda se entrega a protecção das minas de Rubi e de Grafite às tropas do Ruanda!!!
Algo não bate certo Sr. Presidente Filipe Nyusi.
A Total e a ENI fizeram diferentes acordos com o Qatar a produção de gás foi retardada, o financiamento dos insurgentes terminou da parte do Qatar, com a guerra da Ucrânia a Europa cada vez mais necessita do gás do Qatar e de Cabo Delgado devido ao fim do abastecimento Russo.
Com o ressurgimento de tantos ataques é provável que haja outro interessado a financiar os insurgentes e a fazer jogo duplo, como faz na Republica Democrática do Congo.
A imaginação dessa gente é curta, aquilo que está a resultar tão bem na RDC, está a ser implementado em Cabo Delgado.
https://www.bbc.com/news/world-africa-63899461.amp
Na RDC o Sr. Kagame do Ruanda financia e suporta os guerrilheiros facínoras do M23, responsáveis por inúmeros massacres que tornaram o Ruanda um grande exportador de Ouro e Coltan (metal raro) explorado e roubado na RDC pelos guerrilheiros do M23, se a guerra acabar o Ruanda perde essa fonte de rendimento.
Em Cabo Delgado, dado que o Qatar tirou o financiamento aos insurgentes, já não faz sentido continuarem com essa guerra civil, os objectivos foram atingidos.
O Ruanda, o Sr. Kagame e o Sr. Nyusi passaram a financiar os insurgentes e a fornecer material para eternizar essa guerra e o nunca mais acabar desse conflito.
Complicado?? Não, não é complicado, o Ruanda financia e arma, os insurgentes em Cabo Delgado e ao mesmo tempo faz a protecção de Palma/Mocímboa da Praia, minas de grafite e de Rubi, justificando e eternizando a sua presença em Cabo Delgado, roubando tudo aquilo que conseguirem roubar, em breve o Ruanda vai ser um grande exportador de Rubi e de Ouro roubado em Cabo Delgado.
Alguém controla os voos de Palma/Pemba para Kigali??
O Sr. Nyusi se irá transformar num ditador fantoche do Sr. Kagame, irá alterar a constituição acabar com o limite de dois mandatos e Moçambique se tornará uma colónia do Ruanda, Kigali, passará a dar as ordens a 30 milhões de Moçambicanos.
Sr. Guebuza, voçê sabe tão bem como eu aquilo que se passa e aquilo que o Sr. Nyusi está a preparar para Cabo Delgado, eternizar o roubo do povo de Moçambique com a ajuda de Kagame e do Ruanda.
A UE, a Total e a ENI ao financiarem o ditador Kagame estão a perpetuar e a roubar o povo de Cabo Delgado.
Tanto é ladrão o que vai à vinha como o que fica à espreita e os paises democráticos da Europa não podem financiar ditadores como o Sr. Nyusi e o Sr. Kagame, só porque necessitam do gás natural, rubi e graphite, que tanto sofrimento têm causado a Cabo Delgado.
A velha Chica sabia a razão de tanto sofrimento, mas não dizia.
Che minino, não fala política, não fala politica.
(Recebido por email)