A prontidão combativa das Forças Conjuntas moçambicanas e ruandesas no distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado impediu que na manhã da última terça-feira (31.01), um grupo de terroristas que se acredita terem saído de Mbau, não atacassem a vila-sede do distrito que já esteve ocupado por período de um ano e hoje encontra-se a reerguer-se aos poucos.
De acordo com fontes locais, a prontidão combativa das Forças Conjuntas durou quase todo dia, tendo deixado a vila num ambiente tenso e de muitas reservas na circulação. Uma fonte militar revelou que os terroristas pretendiam atacar naquele dia porque havia muita circulação dos residentes devido ao início do ano lectivo, o que não viria acontecer por que os Exércitos presentes no terreno posicionaram-se rapidamente, o que levou o grupo terrorista a fugir.
De salientar que há dias, um grupo de mais de 20 terroristas tentaram persuadir a população de Kalugo, no distrito de Mocímboa da Praia a venderem para si, telemóveis e comida, chegando mesmo a oferecer dinheiro e a pedir que não tivessem medo dos mesmos.