ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A guerra na Ucrânia já se prolonga por [12] meses, nós não sabemos qual é o objectivo da Rússia e, ninguém sabe, se fala muita coisa, mas eles nunca falaram explicitamente o quê eles querem. Eu só penso assim; o que a Rússia queria em Fevereiro de 20[22] é diferente de hoje, pelo efectivo envolvido, pela violência dos ataques e pelo material bélico acumulado, eles estão querendo outras coisas.
A meu ver, esse prolongamento da guerra teve uma certa intensão do Kremlin visando 'desestabilizar' Governos europeus. É preciso lembrar que diversos. Governos europeus já caíram. Agora, pegando o lado dos ucranianos, o fantoche Zelensky já perdeu três ministros; um renunciou, o outro morreu de acidente no helicóptero pouco explicado e tem um sendo acusado de corrupção[roubo].
Quer dizer, eles perderam três ministros em [12] meses de guerra, isso não é muito normal, por outro lado, agente nota um certo cansaço principalmente da Alemanha em prosseguir no fornecimento de armas.
O facto é seguinte; se a NATO retirar o seu apoio militar, económico e mesmo diplomático da Ucrânia ela cai como caiu o governo de Vietnam do Sul como caiu o governo do Afeganistão. Então, nós estamos chegando numa situação bastante complicada, a Rússia ensaio alguns ataques, exploratórios na região de Zaporidja no Sul da Ucrânia, nós não sabemos quais vão ser os 'desdobramentos’ dessas operações, mas o que se teme na Ucrânia é difícil dar um prognostico, mas o que se teme é que as baixas ucranianas provavelmente são muito grandes conforme revelou a Úrsula von der Leyen da União Europeia recentemente. Ela disse, e foi a menor estatística até hoje, foi assim divulgada pela Úrsula, ela fala em [100] mil mortes.
Com certeza, essa não é uma guerra da Ucrânia, é uma guerra na Ucrânia com 'desdobramentos’ no mundo inteiro, os 'desdobramentos' estão acontecendo no mundo inteiro. O Irão ganha um protagonismo muito grande nesse guerra seja, através do fornecimento de armas, seja de entrada de armas de alta tecnologia que eles esperavam da Rússia , que até então os russos estavam se recusando a fornecer ao Irão, que é o caso dos Jactos SU [35] e talvez alguns sistemas antiaéreos mais sofisticados , a China avançou também em diversas área , até a Coreia do Norte acabou tendo o seu 'quinhão' e se acredita, que a Índia está ganhando muito dinheiro com essa guerra através da revenda de gás e petróleo da Rússia.
De facto, eu penso que essa guerra na Ucrânia é coisa que nós temos que mais se aproxima duma terceira guerra m mundial.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo,[24] de Fevereiro 20[23]