Filho do régulo Monjana (Mondlane foi a forma aportuguesada que ele adoptou.) Há Monjanas nas terras dos Changanas e isto de pessoas se chamarem Mondlane é recente. O padre Gwenjere que tinha vivido lá no sul de Moçambique aquando dos seus estudos no Seminário Maior de Malhangalhene e que tinha aprendido e falava o changana ou ronga nunca se referia a Mondlane como Mondlane. Ele sempre dizia Monjana, mesmo falando a Mondlane a quem ele um dia: "Tu és um traidor."
Lamentando-se sobre isto, Mondlane veio mais tarde a dizer na minha presença: "Que eu respeito muito o padre Gwenjere. Ele é um homem muito educado, mas não gosto das suas atitudes." Gwenjere, um grande filósofo envergonhava todos eles, que se estremeciam perante ele. Daí que o odiaram com toda a força da sua vontade.
Quando Mondlane se descreveu como nacionalista, ele fê-lo mentindo, sabendo muito bem que de nacionalista nada tinha. Ora vejamos para esta mentira que se revela nas suas contradições. Mondlane alega ter estado na University of the Witwatersrand, Johannesburg e disse que os bueros correram com ele por ele ter manifestado o seu nacionalismo contra Portugal. Custa acreditar que os bueros, os amigos dos Portugueses na luta contra o nacionalismo dos pretos na Africa do Sul e em Moçambique, não alertaram aos portugueses sobre o perigo político que Mondlane representava contra Portugal, se o que ele dizia era verdade.
E isto não é tudo. Depois de ter alegadamente estado na Africa do Sul como estudante da Universidade de Waterswitsrand, Mondlane parte para ir estudar em Portugal. E nunca disse em que universidade. Pelo menos o amigo dele Chissano disse que estava na Universidade de Lisboa a estudar a medicina onde fez o primeiro ano antes de "fugir" para a França antes de se ir integrar mais tarde na Frelimo no Tanganyika.
Leia aqui Download Mondlane não foi o nacionalista como a Frelimo conta-FNMoises_2021