Nesta edição
+ Insurgentes atingem apenas 2 estradas ao norte
+ Mais previsão de inundações; ciclone pode estar a caminho
==================================
Insurgentes atingem apenas 2 estradas ao norte
Há apenas duas estradas que vão para o norte para Mueda e o gás perto de Palma, e ambas estão sob ataque dos insurgentes, que parecem estar tentando cortar o acesso rodoviário ao norte. O mapa mostra quão poucas estradas principais existem nesta zona de guerra de 150 km por 250 km. O N380 é o apenas estrada pavimentada para o norte, e a R698 é uma estrada principalmente de terra ao norte de Montepuez a Mueda, que a esta altura da estação chuvosa é dificilmente transitável. Escoltas armadas estão em uso em partes de ambas as estradas.
Houve ataques contra ou perto do R698. O maior foi um ataque de um grande grupo de mais de 30 insurgentes a uma base militar em Nairoto pouco antes da 1h da madrugada de 13 de fevereiro. Cinco membros das forças de segurança foram mortos e o restante recuou. Armas e munições foram levadas, e a base e cinco veículos queimados. A administradora distrital Isaura Maquina confirmou que nenhuma infraestrutura civil foi alvo do ataque e nenhuma casa foi queimada. Isso parece parte de uma nova estratégia insurgente para não prejudicar civis.
No entanto, mais cedo ao longo do R698, houve dois ataques em 24 de janeiro matando cinco pessoas, em 4 de fevereiro a aldeia de Namoro foi queimada e em 6 de fevereiro a aldeia de Mwirti foi atacada.
Uma mina de ouro de propriedade de 75% de Gemfields e 25% do general Raimundo Pachinuapa foi temporariamente fechada após o ataque à base militar que fica a 15 km da mina. Também são proprietários da Montepuez Ruby Mining, a 80 km.
Os insurgentes parecem estar se movendo ao longo do rio Messalo, que neste momento fica a cerca de 10 km a leste do R698. Em 1 de fevereiro, 15 combatentes da milícia local conhecida como "Naparama" foram mortos em um confronto com insurgentes em torno da aldeia de Iba. Quatro insurgentes também foram mortos. Naparama são uma milícia local que carrega rifles velhos, mas acreditam que uma poção os torna impermeáveis a balas.
Na N380, em 1º de fevereiro, insurgentes emboscaram duas vans e um micro-ônibus matando até sete pessoas, incluindo uma enfermeira, e ferindo outras sete. Os três veículos foram deixados em chamas na estrada. Três dias depois, eles emboscaram vários veículos que passavam no mesmo e pelo menos um civil foi morto, um motorista que trabalhava para a ONG humanitária Médicos Sem Fronteiras. A N380 também está fechada porque as águas da inundação do rio Messalo estão passando por cima da ponte.
A terceira estrela no mapa é o distrito de Nangade, na estrada Palma-Mueda, onde os combates continuam.
(Zitamar 14 e 16 Fev, Cabo Ligado Weekly 7 & 14 Fev, Savana 17 Fev)
Mais previsão de inundações; ciclone pode estar a caminho
A maioria dos rios da costa de Moçambique começa nos estados vizinhos - África do Sul, Eswatini, Malawi e Zimbabwe - e as fortes chuvas já estão a causar inundações no sul de Moçambique e esperadas no centro. Chuvas fortes no norte causarão mais inundações lá. E o ciclone Freddy pode atingir na sexta-feira, 24 de fevereiro.
No sul, mais água sendo liberada da barragem de Corumana causará inundações no rio Incomati e talvez corte a principal estrada norte-sul N1. O aumento das liberações da barragem de Massingir elevará os níveis do rio Limpopo, já subindo com a água do Zimbábue e da África do Sul. E os níveis mantêm-se elevados nos rios Umbeluzi e Maputo.
Para um contexto geral, o Kit de Sensibilização para o Rio Limpopo é bom. https://www.limpopo. riverawarenesskit.org/) Daily Maverick (https://bit.ly/3ZfQfjt) tem um bom mapa mostrando zonas de inundação no norte da África do Sul. E para um relatório sobre inundações na África do Sul https://www.citizen.co.za/ news/south-africa/no-work-scho
No centro do país, a principal estrada N7 de Manica a Tete foi cortada por uma ponte lavada em Catandica, distrito de Baruè; obras temporárias permitiram uma reabertura parcial. Os rios Buzi e Pungue estão acima do nível da inundação, e o Zambeze o rio atingiu o nível da inundação.
No norte, foram emitidos avisos nos rios Lúrio, Megaruma e Rovuma.
Para aqueles que vigiam as inundações, publicamos o relatório diário de inundações sobre https://bit.ly/Moz-Flood-2023 e o Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique https://www.inam.gov.mz/ faz boas previsões diárias e seu relatório matinal https://www.inam.gov.mz/ images/DAPT_Previsoes/Manha/Previsao_Manha.pdf dá níveis de precipitação em 50 estações meteorológicas para as últimas 24 horas - por exemplo, 101 mm na noite de 16/17 de Fevereiro na cidade de Maputo.
O melhor monitor de ciclone é o Meteo France, na Reunião https://bit.ly/Reunion-cyclone. Está actualmente a monitorizar o ciclone Freddy, que diz que vai atravessar Madagáscar quarta-feira, 22 de Fevereiro, e entrar no Canal de Moçambique na quinta-feira, 23 de Fevereiro, e tornar-se uma possível ameaça para Moçambique.
Mais leitura
Estudo pioneiro de prevenção de conflitos pergunta aos elefantes o que funciona para eles, relata que desbravador os elefantes têm trilhas de longa distância que eles usam regularmente e são mostrados em um mapa. E os conflitos entre humanos e elefantes podem ser evitados, mas colocar abelhas e plantas que os elefantes não gostam entre suas estradas e zonas humanas. (Daily Maverick 14 Fev https://bit.ly/3YZIjmd)
A trilha de ferrugem vermelha que leva ao início da cultura humana, relata sobre a Caverna do Leão nas colinas ao norte da capital de Essuatíni, Mbabane, que é possivelmente a mina mais antiga do mundo. A mina ocre de 50.000 anos de idade foi aberta por humanos anatomicamente modernos puramente para o pigmento para decoração. O ocre é a hematita, que é um composto de óxido de ferro, e o mina antiga está perto de buracos deixados pela mina de ferro Swazi de 50 anos atrás. (Daily Maverick 8 Fev https://bit.ly/3I4Rmez)
Esclarecimento
Existem três Danas. A fraude de bilhetes de avião relatada na edição anterior diz respeito à Dana em Maputo que faz parte do Grupo Travelstore português. Não envolve a Agência Dana de Nelspruit nem a Dana Tours de Maputo que são empresas separadas. Em 12 de fevereiro, informamos um relatório do CIP de 12 de fevereiro de que três pessoas seniores do Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATTER), agora renomeado Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO), havia sido preso e acusado de corrupção na compra de passagens aéreas da Dana e corrupção no contrato com Brithol Michcoma para fornecer carteiras de motorista. A CIP relata que uma pessoa de Dana também foi presa. As três empresas têm nomes semelhantes porque a Dana Tours e Dana começou como parte da Agência Dana. O escritório de Maputo foi vendido à Travelstore, mas manteve o nome Dana e, em 2018, a Dana Tours tornou-se uma empresa totalmente separada, detida pelo director local. Mas até quinta-feira, 16 de fevereiro deste ano, o site da Dana Tours dizia que "a Dana Tours permaneceu uma parceria entre os proprietários anteriores de hoje da Dana Agency e Natalie Tenzer-Silva como diretora" da Dana Tours; essa declaração foi agora suprimida.
=========================================
Para subscrever ou anular a subscrição: https://bit.ly/Moz-sub
Esta newsletter é distribuída em [email protected].
BOLETIM ELEITORAL CIP MOÇAMBIQUE publicado pelo Centro de Integridade Pública (CIP https://cipeleicoes.org/eng/; https://cipeleicoes.org/eng/; [email protected]) que anteriormente era distribuído em conjunto com este boletim informativo é agora distribuído em uma lista separada [email protected]. Para se inscrever: https://bit.ly/MozBul-sub
==============================================
Links
externos importantes J Hanlon livros para download gratuitos: https://bit.ly/HanlonBooks
"Zimbabwe takes back its land": https://bit.ly/Zim-takes-land
"Galinhas e Cerveja: Uma receita para o Crescimento Agrícola": https://bit.ly/Chickens-Beer "Civil War Civil Peace": https://bit.ly/Civil-War-Civil-Peace 8 outros livros de Joseph Hanlon gratuitos sobre: https://bit.ly/HanlonBooks Dois documentos de trabalho da LSE - Banco Mundial questiona o seu "sucesso" em Moçambique enquanto os oligarcas trouxeram alta desigualdade, pobreza e corrupção - https://bit.ly/Moz-LSE-208c e como o FMI e o Banco Mundial causaram uma maldição de recursos e guerra civil em Moçambique - https://bit.ly/Moz-LSE-209
Relatórios diários de inundações: https://bit.ly/Moz-Flood-2023
rastreadores de ciclones, https://www.cyclocane.com/ e https://www.metoc.navy.mil/ jtwc/jtwc.html
Salário mínimo e gráficos de taxa de câmbio, tabelas 1996-2022 https://bit.ly/MozMinWage2022
Guerra civil de Cabo Delgado: Relatório semanal do Cabo Ligado https://www.caboligado.com/ Relatórios de guerra, mapas detalhados, dados do censo - http://bit.ly/Moz-CDg Livro 'Guerra Civil Paz Civil':
https://bit.ly/Civil-War-Civil-Paz
Recortes de imprensa do julgamento da dívida em inglês: https://bit.ly/Moz-Debt-Map-Trial.
Dados sobre todas as eleições em Moçambique: http://bit.ly/MozElData
Edições anteriores deste boletim, em pdf: https://bit.ly/MozNews2022 e http://bit.ly/MozNews2021 que contêm muitos mais links
==============================================
OS ARTIGOS PODEM SER LIVREMENTE REIMPRESSO, mas por favor cite a fonte: "Mozambique News Reports e Recortes". Newsletters anteriores estão no meu arquivo sobre http://bit.ly/Mozamb
==============================================
Se você recebeu isso, você se inscreveu voluntariamente na lista dev-moçambique ou na lista dev-mozambiquebulletin na Universidade Aberta (antes de 1 de abril 2021) ou no JISC: Mantemos apenas o seu endereço de e-mail e nunca partilhamos a nossa lista de subscrição com ninguém.