- INTRODUÇÃO
Este texto caracteriza o modelo do SUSTENTA (Programa de Integração da Agricultura Familiar em Cadeias de Valor Produtivas3), que é dirigido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), que embora integrado no Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), possui autonomia administrativa e financeira.
A presente caracterização baseia-se principalmente na interpretação/análise dos documentos do programa e algumas observações sobre a implementação inicial, em distritos da Alta Zambézia e contíguos da província de Nampula. A mesma está inserida numa pesquisa com o título Avaliação Intercalar do programa SUSTENTA realizada pelo OMR em 20224. Este texto não é fundamentado em resultados da pesquisa, o que estará em outros Destaques Rurais subsequente e a serem publicados brevemente.
O projecto SUSTENTA, foi elaborada em 2016, pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), tendo como estrutura executiva o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), sendo desde o início financiado pelo Banco Mundial. Após a experiência piloto de três anos (2016-2019), o Programa foi alargado, em meados de 2019, a todo o território nacional, sendo actualmente designado por SUSTENTA Nacional.
Leia aqui Download OMR-200-O-Modelo-SUSTENTA