RESUMO DA SITUAÇÃO
Na semana passada, houve um considerável número de incidentes dispersos em Cabo Delgado. Uma presença insurgente permanece no norte do distrito de Montepuez quando um autocarro foi atacado na R698 enquanto passava pela aldeia de Nicocue a 21 de Fevereiro. O autocarro era alugado por uma mineradora, e todos os passageiros conseguiram escapar ilesos, mas o autocarro foi incendiado, cuja foto foi publicada nas redes sociais do Estado Islâmico (EI). Os insurgentes também entraram na aldeia de Nicocue, com uma fonte relatando que ofereceram dinheiro aos residentes para se juntarem às suas fileiras. Outra fonte afirmou que alguns insurgentes compraram comida dos aldeões enquanto outros saquearam.
A atividade insurgente em Montepuez continua a causar grande deslocamento. Dados da Organização Internacional para Migração (OIM) mostram que 92% de todos os deslocados de 15 a 21 de Fevereiro de 2023 eram de Montepuez. A grande maioria deles, 2.793, permaneceu no distrito de Montepuez. Quando combinados com dados de deslocação no início do mês, a OIM registrou 11.130 pessoas deslocadas no distrito devido a ataques ou medo de ataques em Fevereiro.
No dia seguinte, as Forças de Defesa do Ruanda entraram em confronto com insurgentes na aldeia de Malinde, a pouco menos de 10 km da vila sede de Mocímboa da Praia. Acredita-se que os insurgentes estivessem ali para repor mantimentos, possivelmente com a ajuda de colaboradores locais, mas foram denunciados às forças de segurança por um pescador. Os ruandeses prontamente lançaram um ataque, supostamente com helicópteros, e capturaram pelo menos sete insurgentes e mataram vários outros.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-132 26.02.2023