RESUMO DA SITUAÇÃO
Na semana passada, a actividade insurgente concentrou-se no distrito de Mocímboa da Praia, e ao longo da costa em Macomia. Relatos sugerem que um grande grupo de insurgentes, em número até 100, pode ter atravessado a estrada N380 a partir a bacia do Rovuma para estabelecer uma nova base em torno da Namurússia, também conhecida como Quinherussia, no distrito de Macomia. A área situa-se entre a floresta de Catupa a oeste e a aldeia de Cogolo na estrada que liga Mucojo a Quiterajo a leste. A maior parte dos incidentes da semana passada ocorreu em torno desta área.
O incidente mais significativo ocorreu no dia 14 de Março em Mitope, distrito de Mocímboa da Praia, onde os insurgentes entraram em confronto com as Forças Locais. Há discordância sobre o número de baixas.
Algumas fontes relatam que um membro da Força Local foi morto, enquanto o site de notícias online Carta de Moçambique afirma que houve quatro mortes, incluindo dois civis e dois feridos. A agência noticiosa Lusa citou um homem local que disse que os insurgentes decapitaram dois membros das Forças Locais e um civil e raptaram 10 mulheres e crianças. Desde então, os aldeões fugiram para Awasse, 10 quilómetros ao sul, segundo uma fonte local. Apesar de ter sido atacado no início do mês, e em Dezembro, Mitope foi na semana passada protegido por apenas um destacamento das Forças Locais.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-135 19.03.2023