RESUMO DA SITUAÇÃO
Na semana passada, registou-se o segundo incidente de um dispositivo explosivo improvisado em pouco mais de duas semanas no distrito de Muidumbe. Movimentações de insurgentes, incluindo um rapto e incursões pacíficas em aldeias, continuaram na costa do distrito de Macomia.
A 21 de Março, na área de Paqueué, em Quiterajo, insurgentes capturaram dois pescadores, pai e filho, enquanto procuravam comida, mas foram libertados posteriormente. A 24 de Março, os insurgentes apareceram 30 quilómetros a sul, visitando pacificamente as aldeias do Mucojo, Rueia e Ningaia, no seguimento da sua recente estratégia de desenvolver relações positivas com aldeias selecionadas, principalmente ao longo da costa de Cabo Delgado.
Os únicos confrontos violentos da semana foram relatados nas aldeias de Namacule e Mandava, no sul de Muidumbe, a 24 de Março. Houve troca de tiros entre as Forças Locais e os insurgentes, mas não há detalhes sobre vítimas. Uma fonte afirmou que quatro insurgentes foram capturados com suas as armas, mas isso ainda não foi confirmado. Um veículo blindado de transporte de pessoal pertencente ao contingente do Botswana da Missão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral em Moçambique, que se pensa estar a responder àquele incidente, passou por um dispositivo explosivo improvisado na zona de Mandava, de acordo com uma fonte. Segundo informações, dois soldados ficaram feridos. O veículo conseguiu regressar à sua base em Mueda. Isso ocorre após um incidente semelhante de um dispositivo explosivo improvisado na mesma área, a 9 de Março, que também atingiu um veículo blindado de transporte de pessoal do Botsuana.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-136 26.03.2023