Por Fátima Mimbire
Hoje a Catembe acordou agitada. Barricaram estradas. Ninguém entra e ninguém sai.
Os populares estão ali na via cantando e dançando as suas reivindicações.
O que a polícia vai dizer, desta vez?
O que Nyusi vai dizer desta vez?
O que os sequazes dos dirigentes vão dizer desta vez?
Que teorias de conspiração vão inventar os assessores especialistas em inteligência, desta vez?
É tentativa de golpe de estado, a partir da ponte? Quem está a agitá-los e a pagá-los?
Estão drogados e embriagados, já pela manhã?
Sabe, eu finalmente entendi o sentido de estado capturado. Não tinha a real dimensão. Eles ficam a entreter as pessoas com coisas marginais, a tentar intimidar pessoas que lhes engasgam as goelas, para esconder os reais problemas de que são INCAPAZES de resolver.
As pessoas, no exercício dos seus direitos, foram a rua, sem avisar a ninguém. É CONSTITUCIONAL! Quem não gosta de democracia, que fique lá na sua machamba a comer mandioca, maçaroca e a beber sumo de canhú, e nos deixe em PAZ.
No dia que se quiser dar golpe de estado neste país, a polícia nem vai conseguir falar. Que ridículo esse discurso de golpe de Estado. É de uma ignorância de bradar os céus. HOSI YANGA!
Vejam só como iniciou a insurgência em Cabo Delgado- um dia acordaram e foram assaltar esquadras. Começaram lá mesmo na polícia. E hoje se armam e fortes e capacitados. Claro, contra gente desarmada são muito fortes.
Agora há rumores de insurgentes em Inhambane, e as autoridades estão preocupados com as Fátimas que foram a uma marcha pacífica para cantar e dançar!
Mas sabe!
A inteligência deste país não existe para assuntos sérios. Está ao serviço de um grupinho de pessoas com interesses obscuros. Neste momento, o seu objectivo único é intimidar e eliminar quaisquer pessoas que constituam ameaças aos seus apetites.
O cúmulo do cumulo é intiminar e violentar accionista e pensar que isso vai ficar por isso mesmo.
PS: Quero ver se vão lançar gás lacrimogéneo contra os compatriotas da Catembe. Quero ver a quem vão acusar agora. Quero ver!