RESUMO DA SITUAÇÃO
Os insurgentes continuam a seguir a sua estratégia de tentar conquistar os 'corações e mentes' dos civis ao longo da costa de Cabo Delgado. Grupos de insurgentes chegaram à aldeia de Luchete em Mocímboa da Praia e Pangane em Macomia a 25 de Março, garantindo aos moradores que vieram em paz para comprar alimentos e outros mantimentos. O grupo em Pangane era composto de 30 a 50 homens, informou uma fonte. Outra fonte disse ao Cabo Ligado que foi observada uma grande concentração de insurgentes nas matas do Quiterajo, em Macomia, e que os pescadores frequentemente os veem a deslocar-se ao longo da praia nesta zona.
Os insurgentes também foram avistados nas aldeias de Limala, Marere e Calugo, no sul do distrito de Mocímboa da Praia. Eles ainda não atacaram ninguém, mas costumam instruir os moradores locais a irem ao mercado e comprar suprimentos em seu nome, ameaçando-os com violência se não cooperarem.
Uma intensa troca de tiros foi relatada no dia 30 de Março perto de Mucojo, na estrada para a sede distrital de Macomia. Até ao momento, não surgiram quaisquer pormenores do incidente, mas o contingente sul-africano da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Moçambique (SAMIM) respondeu ao incidente e foi visto realizando patrulhas na área nos dias seguintes.
Leia aqui Download Cabo-Ligado-137 02.04.2023