O mandatário do Partido RENAMO para o distrito de Quelimane, na província da Zambézia, desmentiu em entrevista exclusiva concedida à "Integrity", a informação posta a circular que o Manuel de Araújo, Edil de Quelimane em exercício pela RENAMO, esteja em via de colisão com o partido e que terá o apoio da Nova Democracia (ND) para concorrer nas próximas eleições autárquicas, agendada para o próximo dia 11 de Outubro, entretanto, Segundo Renato Silva, "está informação é falsa".
“A notícia da saída de Manuel de Araújo como cabeça de lista da RENAMO para o Município de Quelimane ao ND este ano, publicada pelo Semanário Dossier & Factos, datada de 10 de Abril de 2023, citando como fonte, alguém próximo ao Presidente Ossufo Momade e que trabalha na área do serviço secreto do partido é mentira”, afirmou à “Integrity”, Renato Silva, mandatário do Partido Renamo para o distrito de Quelimane.
Segundo a fonte, “o que nós sabemos até esta segunda-feira, é que o Professor Manuel de Araújo é membro e quadro sénior do partido”.
“A RENAMO não recebeu nenhum documento do Professor e Cabeça de Lista do Partido para as Autárquicas deste ano, aliás o actual Edil pela RENAMO em Quelimane desde 2018, a renunciar à sua posição no nosso grupo democrático e nem a RENAMO, como partido fez em documento algum pronunciamento sobre o afastamento do nosso líder na autarquia de Quelimane”, finalizou o mandatário do Partido RENAMO para o Distrito de Quelimane, Renato Silva em entrevista concedida à Integrity.
A posição do partido é reforçada pelo Edil de Quelimane, Manuel de Araújo que esta segunda-feira em conferência de imprensa, realizada na sede distrital da RENAMO em Quelimane, disse que “a RENAMO é um partido que tem órgãos desde, o Conselho Nacional, a Comissão Política e o Conselho Jurisdicional, que a ser verdade a notícia veiculada pelo órgão de comunicação, nenhum destes sectores decisores do partido chamaram-me para definir tal facto.”
Manuel de Araújo vai mais longe ao afirmar que só os órgãos supra citados são os legíveis dentro daquela formação política para o destituir do lugar de membro, não só do partido mas também do Conselho Nacional, e como disse à imprensa “se haver algum problema no partido, eu não falo com o Presidente da Renamo, mas sim com estes órgãos políticos internos”, sublinhou.
O Presidente da Autarquia de Quelimane, Manuel de Araújo lançou na ocasião, duras críticas ao Jornalismo Moçambicano que na sua opinião está a ser praticado à mercê de interesses individuais.
“Vocês como Jornalistas, quero-vos pedir que não pautem pelo sensacionalismo, porque quem sai mal na fotografia, é o jornalismo moçambicano. Portanto, pautem pelo um jornalismo sério”, apelou o Autarca, depois de afirmar que sabia quem estaria por detrás da informação (“o partido Frelimo, que quer dividir para reinar”) levantou a possibilidade de vir a processar o órgão de comunicação social que publicou a notícia. (Gil Namelo, em Quelimane para Integrity)