Segundo as fontes da Zumbo FM Notícias, as autoridades policiais Tanzanianas prenderam no sábado, 27 de maio de 2023, no aeroporto de Dar És Salam, na Tanzânia, chineses que transportavam quantidades enormes e não especificadas de caixas contendo caranguejos vivos e outras espécies proibidas supostamente pontas de marfim disfarçado proveniente do Aeroporto de Pemba com destino a China.
As autoridades políciais de Tanzania comunicaram a sua congênere de Pemba, Cabo Delgado, Moçambique sobre esta apreensão. Os Chineses detidos na Tanzânia apontam as acusações para o Chefe Terminal de Carga da Linhas Áreas de Moçambique (LAM) em Cabo Delgado cujo a identidade não iremos revelar por presunção de inocência.
Segundo fontes da Zumbo FM Notícias, na segunda-feira, 28 de Maio, os agentes da SERNIC detiveram no Aeroporto de Pemba, o Chefe de Terminal de Carga da Linhas Áreas de Moçambique (LAM) em Cabo Delgado por suspeita de envolvimento neste caso.
A Zumbo FM notícias soube de fontes bem posicionadas que o Chefe de Terminal de Carga da Linhas Áreas de Moçambique (LAM) em Cabo Delgado está detido numa das esquadras da Policia da Cidade de Pemba.
A Zumbo FM Notícias sabe de fontes bem posicionadas que este caso foi remetido à Procuradoria Províncial em Cabo Delgado.
Segundo fontes da Zumbo FM Notícias, a Procuradoria Provincial de Cabo Delgado poderá convocar uma conferência nos próximos dias para falar sobre este caso que envolve supostamente o funcionário das Áreas Linhas Áreas de Moçambique e o tráfico de produto de vida selvagem.
A Zumbo FM Notícias tentou contactar a Linhas Áreas Linhas Áreas de Moçambique (LAM) tanto em Cabo Delgado como ao nível de Maputo sem sucesso.
A LAM é a entidade gestora da terminal de carga do Aeroporto Internacional de Pemba.
Recentemente, Fiscais do Parque Nacional das Quirimbas apreenderam cerca de 1 tonelada de caranguejo vivo carregados em 3 embarcações com destino a Pemba. Os mesmos foram devolvidos ao mar pelos Fiscais do Parque.
Uma pesquisa que intitula-se “Convergência de Crimes de Vida Selvagem e outras Formas de Crime Organizado Transnacional na África Oriental e Sul” que foi realizada entre janeiro de 2021 e agosto de 2022 publicado em Abril do ano corrente diz que no norte de Moçambique, pedras preciosas, dinheiro, algum ouro e alguns produtos da vida selvagem (principalmente chifres de rinoceronte, pontas de Marfim e partes do corpo do leão) são enviados dos aeroportos de Pemba e Nampula. Em Maputo, drogas, produtos da vida selvagem e algum dinheiro são traficados através do aeroporto. Nos três aeroportos, existem sistemas bem conhecidos e coordenados onde operam funcionários. Como os principais contactos para o contrabando de mercadorias pelos aeroportos. Uma vez contatados, esses funcionários estabelecem o preço de como o tráfico ocorrerá, tomam as providências necessárias e fazem outros pagamentos aos envolvidos nos aeroportos. No aeroporto de Pemba, este importante funcionário foi em algumas ocasiões contactado por oficiais superiores de Maputo que solicitaram assistência para um viajante transportar dinheiro através do aeroporto - revela a pesquisa “Convergência de Crimes de Vida Selvagem e outras Formas de Crime Organizado Transnacional na África Oriental e Sul”.