ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Chefe, o dono, o Cio, o Director o nome que queiram do Grupo Wagner, Evgueni Prigozhin, anunciou a tomada completa de Bakhmut hoje, dia [20] de Maio, Sábado por volta da tarde. Bom… eu digo sempre que tudo o que o Prigozhin diz é preciso ler com uma certa ressalva + era esperado por diversos analistas a queda da Cidade, o que não quer dizer também que não hajam bolsas de resistência. Vou-lhes lembrar, quando houve a Batalha de Estalinegrado os alemães se rendem no começo de Janeiro de 19[43] + algumas bolsas esporádicas de resistência continuaram por semanas.
Isso foi destarte em diversas Cidades da frente Oriental, não é incomum que isso aconteça enquanto essa gente tiver suplementos continuarão lutando até, porquê não acredito que tenha havido uma 'rendição formal' por parte dos ucranianos. Aliás, tem uma coisa muito interessante desse notar nessa guerra; a Rússia não tem exigido 'rendição formal' das praças ucranianas que eles tomam. Porquê? Porque existe uma certa impressão de que os russos não querem humilhar os ucranianos eles pesam numa 'reconciliação' futura isso é bastante provável.
Quanto a completa tomada da Cidade, a Ucrânia diz que isso não aconteceu efectivamente + vou-lhes lembrar quando os russos tomaram Mariupol os ucranianos também negaram isso e se a Cidade foi efectivamente tomada.
De facto, nós precisamos olhar a questão do ponto de vista prático. A tomada, o assalto a Bakhmut altera alguma coisa em termos tácticos? Em princípio é pouco provável, porque os combates devem continuar acontecendo em toda linha de frente, os russos devem avançar para próxima linha de defesa dos ucranianos que é próximo a Kramatorsk e…o Prigozhin anunciou, também que o Grupo Wagner agora vai recuar para o recompletamento e etc., e que a Cidade deve ser entregue ao Exército russo e deve passar a ter nome russo que é Arkiomovisk.
Então, é essa a situação que nós temos hoje em dia. Agora, uma das outras 'coincidências' interessantes nesse caso é que a queda é anunciada justamente durante a Reunião do [G7] em Hiroxima no Japão, Reunião essa da qual está participando o fantoche Volodymyr Zelensky e o 'contraditório' Presidente do Brasil,
Luís Inácio Lula da Silva. Então, é bastante interessante como se isso suasse como uma 'desmoralização' da Reunião do [G7]: “olha…enquanto vocês estão reunidos deliberando monte de coisas nós estamos efectivamente tomado acções no campo de Batalha”.
Certamente, temos que… sempre desconfiar aquilo que o Prigozhin fala, porque não se escreve ele é o que agente diz nas FÁDM, “vendedor de peixe”. “Vendedor de peixe” é àquele colega que o que se fala dele não se acredita. E…é muito difícil dar crédito as declarações do Prigozhin ainda + nessa situação de simultaneidade na Reunião do[G7], porquê? Porque isso vai ter 'impacto propagandístico' muito grande para Rússia, embora se espere que o Ministério da Defesa da Rússia não anuncie, ainda leve algumas horas ou dias para anunciar formalmente a queda [assalto final] de Bakhmut/Arkiomovisk.
Essa é a situação que nós temos hoje. A imprensa imperialista ocidental como sempre vai 'minimizar' o feito vai dizer que a Cidade não tinha importância. A Cidade, talvez não tem importância + o feito, a tomada dela em virtude da própria 'valorização' que os ucranianos deram não pode ser desprezada. Porquê? Porque a Ucrânia aumentou 'aposta’. Agente tem uma frase muito interessante nas Forças Armadas, chama-se 'reforçar o insucesso’. O que é que é 'reforçar o insucesso’. Você tem uma Batalha, você está perdendo, as coisas estão indo muito mal e… você ainda envia + tropas no moedor de carne, você vai perder + efectivos que você já tinha ali.
Isso, chama-se 'reforçar o insucesso' que é o que a Ucrânia fez quando notaram que Bakhmut era indefensável deveriam ter recuado e salvar suas melhores tropas, porque ali virou uma situação que não tinham como defender a Cidade, essa é a verdade em virtude da superioridade de fogos que a Rússia colocou ali e os ucranianos foram aumentando cada vez + 'apostas'.
Destarte, a Batalha tem importância não pela Cidade em si + pela própria duração, foram [224] dias, pela quantidade de homens ucranianos mortos que deve chegar a dezenas de milhares e…a própria imprensa imperialista ocidental enaltecendo os feitos da Ucrânia durante tanto tempo, falavam que era uma Batalha que ia virar o jogo e… a guerra continua no mesmo patamar que estava algumas semanas atrás.
Portanto, essa é uma questão que não pode ser negligenciada, vamos aguardar os próximos desenvolvimentos dessa guerra.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [19] de Maio 20[23]