ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O risco duma hecatombe nuclear é sugestivo disso, porquê na própria Ucrânia, o risco duma hecatombe nuclear é presente, você tem a questão por exemplo da Crimeia, porque é a Crimeia que é a primeira área que a Rússia 'arrendava' para Ucrânia, depois a Rússia passou a declarar a Crimeia como parte indissociável e inseparável do seu território; uma Península ali no Mar Negro.
O Medvedev, que já foi Presidente na Rússia ele disse que o dia que os ucranianos atacassem a Crimeia seria o dia do juízo final, só que, os ucranianos têm atacado a Crimeia e… o dia do juízo final ainda não chegou.
Aqui eu vou tocar um ponto muito importante. Mas, a Rússia na vai perder; porque se a Rússia perder esta guerra estará condenada a um processo de 'auto-dissolução' da sua unidade, da sua integridade e da sua soberania. A 'doutrina nuclear' da Rússia diz que, se isso ocorrer está 'autorizado' o uso das armas nucleares, pelo menos em tese.
O que eu digo é seguinte: o grupo político representado pelo Presidente Vládimir Putin, pelo Choigu, Lavrov, pela Maria Zakharova, pelo Peskov… enfim pelos dirigentes do Kremlin, pelos dirigentes da Rússia perder este conflito na Ucrânia se, isto eventualmente acontecer ou acontecesse algum tempo para eles é impossível. Eles têm as armas nucleares e eu acho inclusive teve declaração importante do Medvedev, dizendo que… a insistência dos ataques contra Crimeia nos autoriza a utilização da nossa doutrina para defesa da soberania de utilização de armamento nuclear.
Eu não sou tão crente no facto de que, haveria essa consciência, porque muitos colocam o processo consciência. Bom… ninguém vai querer usar arma atómica, porque é um processo de autoflagelo, de autodestruição é um processo mundial, ou seja, a humanidade acaba a moderna pelo menos. Mas, eles podem lançar uma arma nuclear táctica, eles podem lançar armas nucleares tácticas concomitantemente contra objectivos militares que depois podem ser respondidas com outras tácticas ou com outras estratégicas e… aí esse processo pode sair do controle é, isso que é hecatombe nuclear.
E, eu tenho medo dessa 'possibilidade’, porque o que eu vejo na realidade é que o imperialismo continua instigando, continuam instando os ucranianos de alguma forma a que eles continuem 'combatendo' os russos. É legítimo que eles continuem 'combatendo' os russos. Tudo bem! É legítimo que eles defendam território deles, por outro lado, talvez também fosse tão legitimo ou + que eles pudessem ter 'autonomia' para 'deliberar ' um Acordo consensual com os russos para por fim a guerra.
Mas, o Zelensky [o fantoche] não pode fazer isso, porque ele é refém do imperialismo que não quer que essa guerra termine com um 'relativo sucesso' da Rússia, e… esse é que é o grande perigo, porque quando o imperialismo não permite que o Zelensky faça um Acordo de paz ele sugere o que pode acontecer seja uma derrota da Rússia a médio ou longo prazo.
Por isso, eu acredito que esse grupo polítrico que 'dirige' a Rússia hoje não aceita uma derrota: Putin não é Kadhafi, Putin não Saddam Hussein, Putin não Omar El Bashir, Putin não é Slobodan Milosavijevic. Putin não vai-se entregar, não vai ser carregado e… linchado no meio da rua. Não vai ser 'enforcado', não vai ser arrastado por carro, não vai ser morto como Saddam, não vai ser preso como Omar El Bashir foi preso no Sudão
Agora, se o imperialismo 'insistir em promover' essa guerra até o momento em que o 'desgaste' da Rússia eventualmente aconteça no sentido que ela perceba a possibilidade de ser 'derrotada' a Rússia pode usar arma nuclear.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [13] de Maio 20[23]