O homem por detrás da espectacular mas controversa vitória da Frelimo em 2019, o Ministro da Agricultura Celso Correia, foi nomeado chefe nacional da campanha eleitoral municipal da Frelimo. A Frelimo ganhou em todos os distritos, em 2019, e o Presidente Filipe Nyusi aumentou o seu voto em 1,8 milhões em relação a 2014 - amplamente visto como impossível.
Os observadores da UE, no relatório de 12 de Fevereiro de 2020, deixaram claro que não acreditavam nos resultados: "Houve uma espantosa inversão de resultados nas províncias do baluarte da oposição, Sofala, Nampula e Zambézia, e nos distritos da oposição dentro das províncias de Manica, Tete e Niassa. (...) Tais mudanças súbitas, direccionadas e significativas nas preferências de voto, estritamente limitadas aos distritos da oposição e contraditórias com os resultados das eleições municipais de 2018, são altamente improváveis".
O sucesso de Correia deve-se ao seu estilo de gestão, o que é invulgar para a Frelimo. Ele dá objectivos às pessoas, mas não lhes dá instruções detalhadas sobre como devem ser atingidos. Ele não faz a micro-gerência. Este estilo tornou-o popular primeiro no Ministério do Ambiente e agora no Ministério da Agricultura. Os seus colaboradores acreditam que lhes é dada confiança para completar tarefas. A sensação do ministério é também diferente. Quando Correia passa por sala de trabalho, as pessoas não se levantam mas continuam a trabalhar. Parte do protocolo da Frelimo foi abolido com o objectivo de fazer fluir o trabalho.
Leia aqui Download CIP-Boletim-das-eleicoes-64