ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O General André Gurulyov, ele hoje é deputado pela Duma, o Parlamento da Rússia, ele disse que a guerra da Ucrânia pode demorar até 20[27] ou 20[30]. O Gurulyov é um General com 'bastante experiência' inclusive na intervenção da Síria, ele tem [55] anos de idade e no passado em 20[22], disse que Londres seria a primeira Cidade a ser 'alvejada 'com armas nucleares da Rússia antes até do que París, Berlim e Varsóvia.
Ou seja, ele é um dos 'falcões' do Kremlin. Mas, nós precisamos analisar essa história da guerra até 20[27] ou 20[30] é uma possibilidade de alta, porquê que eu digo isso? Porque essa guerra já está durando mais, do que, todo o mundo 'previu’ não há nenhuma dúvida. Agora qual é provavelmente o prognóstico que a Rússia está fazendo. Acho que, nós temos vários marcos temporais; um deles é a eleição nos Estados Unidas [EU] o ano que vem 20[24] que já está na corrida para as primárias, todo o mundo se lançando candidaturas e…aquela dúvida se o Trump vem ou não.
Os Republicanos falam em 'encerrar' a guerra, os Democratas não falam, mas o que acontece é o seguinte: toda a campanha política e essa guerra se ‘intensificar' e nada indica que ela tenha limite vai pesar muito na campanha política de 20[24] e os russos contam com esse 'trunfo’, eles sabem que se a guerra for prolongada vai 'acirrar' as tensões e as divisões nos EU. Agora, para essa guerra durar até 20[27] pode ser uma 'bravata 'do General André Gurulyov, eu não tenho dúvida que pode, mas agente também precisa levar ele a sério, porque a possibilidade é muito alta.
Algumas lideranças russas, o tchetcheno Ramzan Kadyrov, o Yevgeny Prigozhin, do Wagner Grupo eles são 'meio bravateiros’ e o próprio Medvedev, também de quando em vez, solta umas meio fora do esquadro, mas é uma coisa que nós precisamos levar em consideração, porquê isso? Porque na verdade, essa guerra ela está acelerando a 'desdolarização' e para a Rússia isso interessa. Para os russos e chineses não interessa o 'confronto' directo como os EU, principalmente para China.
Eu acho, loucura muito grande quando vejo algumas analistas 'apavoradas’ com o crescimento Naval chines como se eles fossem entrar em guerra com os EU. Eu não acho que a ideia da China seja essa, eu acho que a ideia da China é ir 'atacando' o dólar, 'desdolarizando’ a moeda dos EU ao redor do mundo e, ao mesmo tempo obrigando os EU a gastarem + com o armamento. Agente sabe, que o armamento dos EU é muito + caro que o chinês e o resultado disso tudo na tendência actual é, uma ‘debacle' dos EU, como os EU fizeram com União Soviética na Administração Reagan. Se estão lembrados, eles forçaram o convite espacial os soviéticos morderam a isca e acabaram na bancarrota. Tem outros factores + este é bastante importante. Por isso, pode ser que a estratégia chinesa vá nessa direcção.
Por isso, não é de todo impossível que essa guerra vá até 20[27]. Mas, tem um componente importante: a Ucrânia está nas cordas, embora a imprensa imperialista ocidental não admita isso duma forma muito aberta, algumas mídias já começam a dar sinais disso, a Ucrânia está nas cordas, eles 'perderam' muita gente nessa guerra, ou seja, eles não têm condições de lutar até 20[27], isso está fora de 'prestação' em termos de capital humano.
Repare, quase [11] milhões de ucranianos estão desagregados, uma boa parte da população saiu do país, uma boa parte bastante expressiva da população masculina foi morta nessa guerra, ou, ferida gravemente com destroncamentos e etc., eles não têm condições de lutar até 20[27] que dirá de 20[30].
Então, pode ser que os russos estejam contando com o 'afluxo' de tropas da NATO, aí agente cai numa 'incerteza muito grande' sendo, se a NATO entrar na Ucrânia ou o que sobrou da Ucrânia da metade Leste do Rio Dniepre, agente não sabe quais vão ser as consequências, a Rússia pode-se sentir muito ameaçada e… reagir com armas nucleares.
Agora, o + provável mesmo é que haja 'esgotamento', tanto da Ucrânia, quanto do imperialismo e aí as pessoas podem perguntar, pode haver 'esgotamento' da Rússia? Pode! Pode acontecer qualquer coisa, inclusive 'não esgotamento'. Mas, eu acho ao que tudo indica a Rússia não está passando por um 'desconforto' muito grande com essa guerra, a Ucrânia parece que sim, o imperialismo também. Aposta do longo prazo da Rússia faz sentido, não é tão descabida essa afirmação, porque quando você faz uma análise muito 'aprofundada' e vai ver quem é o General, as circunstâncias e etc. e as outras informações adjacentes você chega à conclusão que guarda uma certa possibilidade.
Mas, eu digo seguinte; se essa guerra se prolongar até 20[30] provavelmente nós não veremos o imperialismo como está hoje, ele será + pobre e…sobretudo + caótico.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [04] de Maio de 20[23]