tenente-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje vou falar um pouco sobre esse caso do ataque que houve interior da Rússia, supostamente por um 'grupo de oposição' russo, supostamente por naturais da Rússia que fariam 'oposição' a política do Presidente Vládimir Putin. Bom…eu preciso fazer diversas colocações: em primeiro lugar, eu não acredito que esse grupo seja 'ideológico', eu acho que esse grupo está a soldo duma potência imperialista ocidental e não diria talvez nem da Ucrânia. Porquê? Porque para montar uma operação dessas você precisa de muito dinheiro; você tem que ter gente, treinamento, esconder material, instalações e…uma série de outras coisas.
Então, eu acredito no seguinte: ou pode ter sido o exército ucraniano como 'disfarce' o que quer seja, ou, gente local que foi 'recrutado e treinado' por operadores de forças especiais, mas…de qualquer forma se gastou um bom dinheiro nisso. Eu coloco as coisas dessa forma.
Para quem espera 'insurreição' na Rússia eu acho uma «tolice» muito grande, achar que vai haver uma 'insurreição' e…que todo o mundo vai-se 'levantar' contra o Presidente Vládimir Putin. Épháaa… Primeiro, porquê não é da natureza dos russos, segundo porquê o 'aparato de vigilância’ é bastante grande, terceiro porquê boa parte da situação do país e da maioria dos cidadãos corre dentro de alguma normalidade.
Por isso, eu noto que isso aí tem um DNA da Ucrânia. Mas, eu coloco as coisas da seguinte forma: todas essas 'operações espetaculares' que a Ucrânia fez com ataque ao Kremlin, o assassinato do blogueiro, a destruição da Ponte da Crimeia são ataques que têm um impacto mediático muito grande e, a imprensa imperialista ocidental adora isso vai dizer que a Rússia está 'colapsando' e…etc.
Em termos mediáticos isso sucesso, mas…em termos tácticos é [0] o impacto não vai alterar em nada as operações que é o que conta no final do dia. Vão te perguntar, o quê você fez? Quanto você recuperou em termos de território? Quantas Unidades militares você destruiu? Quantos ataques você realizou? E…por aí vai.
Quer dizer, esses ataques não levam nada disso. É a terceira vez que eu falo aqui, que esses ataques tem o mesmo valor que o Comando britânico da segunda guerra mundial que tinham um impacto enorme na opinião pública.
Repercutiu muito na imprensa, no moral americano e etc. + em termos de dano ao Japão não fez muita coisa. Nesse caso há quem argumente que foi o ataque do Doolittle a Tóquio que levou japoneses atacarem Midway no Pacifico e serem derrotados. Mas …nós precisamos lembrar que a Rússia não é Japão.
E…eu não acho provável, também que isso vai mudar a direcção geral da campanha que os russos deram até hoje. Acho o quê eles estão fazendo, eles continuarão a fazer. Mas…eu coloco as coisas dessa forma. É uma 'accão mediática' da Ucrânia, porquê eles precisam mostrar serviço, depois da queda de Bahkmut, principalmente eles estão com o moral baixo, o Presidente dos Estados Unidos [EU], o Joe Biden disse que vai ceder as aeronaves [F16]. Épháaa…então eles têm que mostrar serviço, porque tudo tem retorno.
Mas, eu preciso colocar uma coisa que é muito importante já estou para falar faz muito tempo. A arma + 'devastadora' dessa guerra, arma que + 'matou' ucranianos não era uma arma russa era uma arma do ocidente e…chama-se 'propaganda’. A medida que o imperialismo[ocidente] faz cada vez + ou fazia porque hoje a coisa já não está tanto assim. 'Propaganda' sobre sucessos, pseudo-sucessos do exército ucraniano, facilidades da campanha e etc., mas a sociedade ucraniana e muita gente mundo lá fora era 'convencido' de que se deveriam embrenhar + na guerra, têm gente que até foi a Ucrânia pensando que era um “safari” para matar os soldados russos e…acabou ficando por lá numa cova rasa.
Eu penso que a 'propaganda imperialista', mentirosa ela ajudou a matar muita gente e prolongar o sofrimento desnecessário do povo ucraniano. Destruiu o país gerar milhares de refugiados e por aí vai. Eu acho que um dia a imprensa imperialista ocidental deveria ser responsabilizado, a imprensa tinha que ser levada ao Tribunal Penal Internacional por ter prolongado um conflito que poderia ter sido resolvido por vias diplomáticas. Esse é um facto + infelizmente é o mundo que nós temos,
Agora, é triste ver situações que nem essa, desses ataques ucranianos eles vão acabar realimentando essa guerra. É um facto. A imprensa imperialista vai fazer barulho em cima disso, os EU devem prometer uma nova ajuda + soldados ucranianos serão enviados ao campo de Batalha e…se a Rússia continuar usando essa táctica de 'pulverizar' as tropas ucranianas pela artilharia, o que nós temos é + uma geração ucraniana 'massacrada' nos campos de Batalha.
Esse 'massacre' não tem como se evitar na Ucrânia, porque ela não é uma sociedade democrática. O Zekensky, o fantoche que tem adoptado diversas medidas semi-ditatoriais, a imprensa no país não fala nada dando cobertura completa para ele. O que eu acho interessante em Moçambique é que, as pessoas achem que Ucrânia é uma Espanha. Não é! Ela não tem instituições que tem a força da Espanha, que existe efectivamente um sistema de peso e contrapeso, quer você goste, quer você não goste. Na Ucrânia isso efectivamente não existe!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [24] de Maio 20[23]