ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Afinal, quais foram os reais motivos que levaram Sócrates a ser condenado à morte? Qual foi a real intensão, o real ímpeto que fez com que os juízes de Sócrates fizessem com que ele fosse condenado a tomar cicuta, o veneno mortal?
Hoje, vou revelar para você aquilo que ninguém te conta que fez com que Sócrates fosse condenado. Eu sei que você já ouviu falar que Sócrates foi 'julgado' perante um tribunal de [500] pessoas e nesse tribunal ele tentando se defender acabou 'condenando' a beber cicuta e que teria sido um 'julgamento' fatal, um 'julgamento' eticamente corrompido, mas a verdade é outra.
Historicamente falando Sócrates foi julgado e teve 'motivos políticos' muito fortes para que ele tenha sido condenado; não foi só digamos por um 'viés filosófico' , existiu 'motivo político' muito forte para que ele viesse a ser condenado e…para falar isso, para mostrar para vocês para revelar esse ponto que não está explicito muito bem na filosofia e…porquê muitos professores de filosofia não dizem isso de forma muito clara, eu vou aqui me a ter um pouco naquilo que não está escrito no livro «Platão: Apologia de Sócrates», que muita gente se baseia.
Vou-lhes lembrar, o livro «Apologia de Sócrates», narra o 'julgamento' de Sócrates por Platão que é uma das fontes primárias que agente tem. Platão, narra como foi o 'julgamento’ Sócrates, contudo não deixa muito claro quais teriam sido os motivos. Mas…nós [na filosofia] sabemos que os 'motivos oficiais' de Sócrates de estar sendo julgado seria que ele estava sendo julgado por 'corromper a juventude' e por não 'cultuar' os deuses da Cidade de Atenas.
Durante o 'julgamento' agente sabe que o 'julgamento' estava sendo feito por ele 'corromper a juventude', ou seja, por ele [des]fazer a cabeça dos jovens atenienses e… por ele não 'cultuar' os deuses de Atena, só que isso logo caí por terra e aí sim o 'julgamento' é muito interessante, porquê Sócrates derruba esses argumentos. Mas, não é exactamente por isso que Sócrates vai ser condenado e é isso que eu quero falar aqui com você[s]. Sócrates, refuta a acusação, mas eu quero que você se atente ao seguinte: Sócrates no seu método de fazer filosofia ele irrita muita gente, mas sobretudo [3] grupos de pessoas.
Primeiro grupo, não necessariamente nessa ordem, mas primeiro ele irrita os sofistas. Quem eram os sofistas? Sofistas para quem não sabe eram aqueles que cobravam para ensinar em Atenas, eram sobretudo estrangeiros, por isso que eles cobravam, eram grupo de pensadores e… muita gente acha que sofistas eram pessoas sem língua isso é uma visão muito platónica da coisa. Sofistas eram sim pensadores que tem sua importância na história da filosofia, mas digamos, era uma escola 'rival' da socrático-platónico.
Quer dizer, Sócrates e Platão eram 'rivais' dos sofistas, porque os sofistas cobravam para ensinar virtudes e Sócrates era muito critico dos sofistas. Sócrates não acreditava nos sofistas, Sócrates não acreditava que a virtude poderia ser ensinada e muito menos vendido o ensino. Sócrates era ateniense, portanto ele não precisava cobrar, os estrangeiros precisavam e…enfim foi o primeiro grupo que ficou muito 'irritado' com Sócrates.
Havia um outro grupo, o segundo que ficou bastante 'irritado' com Sócrates que era um grupo dos artesãos. Esses artesãos[artistas] ficaram 'irritados’, porque Sócrates muitas vezes tratou-os com desdém dizendo que…eles muitas vezes, embora eles soubessem ou tivessem 'sabedoria' eles não tinham 'consciência' da sua 'sabedoria'. Eles eram muitas vezes 'ignorantes', produziam belas artes + não sabiam o que era arte, o que era beleza o que revelava muitas vezes numa certa 'ignorância'. Portanto, foi um outro grupo que ficou muito 'irritado' com Sócrates.
Mas…é aqui que eu quero que você preste muita atenção, que é aqui que está o ouro, é aqui que está a ‘chave' de resposta porquê que realmente Sócrates foi condenado. Eu não vou entrar aqui em detalhes históricos, mas rapidamente eu quero que você tenha em mente o seguinte: Atenas teve um 'Regime democrático' durante um período esse 'Regime democrático' cai e a seguir Atenas vai ter dois períodos de tirania. E durante esse período vários pensadores, várias pessoas vão ser 'perseguidas' e durante esse período, Sócrates não vai ser 'perseguido ', mas amigos seus inclusive vão ser 'perseguidos'.
Nesses dois períodos de tirania que acontecem em Atenas, sobretudo quando Atenas 'perde' a guerra para Esparta, esse período de tirania acaba, e o 'julgamento' de Sócrates acontece quando a 'democracia volta a reinar' em Atanas. O quê é que está acontecendo? Atenas existia uma 'democracia', depois que Atenas 'perde' a guerra para Esparta, o quê acontece é o seguinte: que nós temos dois períodos históricos de tirania em Atenas e esses períodos caiem e a 'democracia' volta a ser estabelecida em Atenas.
Só que aquele grupo que defendia a 'democracia' que foi 'perseguida' vai querer se 'vingar' de Sócrates. Porquê? Porquê Sócrates assim como vários dos seus alunos criticavam 'democracia'. Ou seja, Sócrates não era grande 'defensor da democracia' muito pelo contrário, Sócrates era um grande 'crítico da democracia’, destarte como Platão.
Sócrates e Platão, criticavam duramente a 'democracia’. Sócrates não via a 'democracia' com bons olhos, logo, essas pessoas não viam Sócrates em bons olhos. Então, essa sentença de que Sócrates 'corrompia’, 'desvirtuava’, '[des]fazia cabeça' dos jovens, é mentira! Não era nada disso! No fundo, o 'corpo democrático' de Atenas estava preocupado sim com Sócrates que ele 'desfizesse' a cabeça dos jovens para que eles fossem contra a democracia.
Logo, boa parte do peso do 'julgamento' de Sócrates, das pessoas 'acusarem 'Sócrates na Agora, no júri vinha disso. Porque vários dos seus acusadores não gostava das 'criticas' que Sócrates fazia ao 'Regime democrático’. Por exemplo, de que o poder político deveria ser dado de forma = a todas as pessoas. Ele achava que aquele que eram + inteligentes deveriam governar a Cidade e esse poder não deveria ser distribuído igualmente, que o voto duma pessoa + inteligente não deveria valer a mesma coisa que alguém que é ignorante.
Sócrates, vê a noção de igualdade sendo substituída por noção de equidade e isso vai ser +- formalizada numa obra platónica chamada República, você pode baixar essa obra em PDF.
Mas, trocando isso em centavos o que eu quero dizer para você[s] é o seguinte: não foi porquê ele 'criticava' os sofistas, porquê os sofistas eram estrangeiros, isso não vem muito ao caso, não foi tanto por ele 'criticar' aos artesãos , porque isso também não vem muito ao caso, foi sobretudo por 'motivos históricos' ,por ele ter atiçado pessoas + importantes naquela época, políticos muito importantes, sobretudo políticos que 'defendiam a democracia', pessoas que tinham sido 'perseguidas' pela tirania que foi posta em Atenas, depois derrubadas.
Foram dois períodos de tirania em Atenas e quando esse período de Governo é derrubado as pessoas que foram perseguidas voltam a Atenas e vão querer se 'vingar' de todos aqueles que defenderam a tirania ou que se calaram perante a tirania e Sócrates foi um deles.
Repare, Sócrates nunca chegou a 'defender' a tirania, isso é importante realçar, mas o facto dele não ter sido 'perseguido’ na época da tirania gerou 'inimizades' e obviamente, o facto dele nunca ter 'defendido a democracia’, isso também vai gerar um peso muito grande e o medo de que ele faça a cabeça dos jovens ‘desqualificar a democracia'.
Portanto, esse é o grande 'motivo histórico' de Sócrates ter sido 'condenado’. E é claro que tudo tem um peso histórico muito grande + Sócrates foi 'condenado' como fruto da sua época e… claro ele poderia ter fugido, poderia ter ido para o exílio, ele poderia ter feito várias coisas basta ler «Apologia de Sócrates», saberão isso.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [28] de Maio 20[23]