A Tanzânia vai construir uma ponte que ligará o continente às ilhas de Zanzibar para facilitar a circulação de bens e pessoas, que, se for realizada, a ponte de 50 km será a primeira em África
Foi o que disse o vice-ministro das Obras e Transportes, Godfrey Kasekenya, no Parlamento, hoje, 28 de abril, acrescentando que as negociações que começaram em 11 de março de 2023 estão em estágios avançados.
Kasekenya disse que as duas partes se reuniram com os potenciais investidores da M/S China Overseas Engineering Group Company (COVEC) que demonstraram interesse em construir a ponte.
Ele disse que o resultado da reunião ainda está sendo trabalhado por ambas as partes na Tanzânia continental e em Zanzibar, observando que o plano para a construção da ponte envolverá uma parceria com o setor privado.
Ele estava respondendo a uma pergunta que foi feita por Mwantum Dau Haji (CCM Special Seats) que queria saber quando a construção da ponte começaria.
A ideia da ponte surgiu em 2020, quando alguns tanzanianos em diáspora apresentaram um plano para construir uma ponte marítima para ligar a ilha de Unguja e Dar es Salaam.
A ideia gerou muito debate entre os cidadãos, com alguns argumentando que é um devaneio. Mas a ciência e a tecnologia provaram que o projeto de construção de cerca de 50 km da Ponte Zanzibar/Dar es Salaam é possível se houver fundos disponíveis.