tenente-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov disse que o seu país está pronto para ofensiva, ofensiva contra a Rússia. Bom…é…meio complicado essa declaração, tanto da Rússia, quanto da Ucrânia, porquê? Porque eles têm uma linguagem muito parecida, os dois povos são muito parecidos essa, que é a verdade, embora muita gente tente dizer que são muito distintos um do outro, mas no fundo eles guardam muitas similaridades. E…fica muito difícil 'acreditar' no que as autoridades desses [2] países dizem, por exemplo um 'cara' que é difícil você levar a série é Evegueni Prigozhin, o dono do Grupo Wagner, é difícil levar esse pessoal assim ao pé da letra tudo o que eles dizem.
Porquê que eu falo assim nesse caso do Reznikov sobre a 'prontificação' das forças armadas da Ucrânia. Repare, agente precisa ver o quê é que ele diz como estar pronto para ofensiva. Porquê quando você faz uma ofensiva militar, você precisa ter alguns 'parâmetros': primeiro qual é o objectivo; segundo quanto tempo essa ofensiva vai durar isso é uma das coisas + importantes. Porquê? Porque se você falar que quero fazer uma ofensiva, por exemplo vamos supor no caso de Moçambique, do Rio Maputo para Maxixe. Eu quero tomar Maxixe são + de [472] Km, você vai precisar ter muito combustível, muitas tropas de Exército, muito desgaste das suas tropas e dos equipamentos. Vai ser altíssimo uma 'arrancada' de um Exército de + de [472] Km, e você seguramente não vai fazer isso em pouco tempo, portanto essa é uma grande realidade.
Então, fica muito difícil 'aferir' qual é o padrão de 'prontificação' que o Reznikov está colocando. E outra coisa também é preciso estabelecer os passos, a moldura geográfica dessa ofensiva se eles vão em direcção a Crimeia, se vão tomar sei lá, o Donbass o que quer que seja.
E outra, será que a Ucrânia vai ter suprimentos suficientes para manter uma ofensiva duradoura; porquê? Porque a possibilidade de que, a Rússia tenha 'fortificado' boa parte de suas posições é muito alta. E o que é que isso implica? Qualquer ofensiva ucraniana vai 'obrigar' ou vai tomar um tempo muito grande para se conquistar essas posições 'fortificadas' da Rússia em contraponto agente está vendo a luta dos russos para tomar e assaltar as posições 'fortificadas' ucranianas em Donbass que eles tiveram [8] anos para 'fortificar'.
Então, eu coloco as coisas dessa forma, a meu ver, é muito difícil efectivamente saber até que ponto essa 'prontificação' do exército ucraniano ela é válida e completamente operacional, além disso, todo o mundo espera por essa ofensiva.
Só que eu penso assim, a Ucrânia precisa tomar muito cuidado, porque se ela fizer uma ofensiva e falhar…tiver com suas tropas à descoberto e a Rússia fizer um contra-ataque, a possibilidade duma 'debacle' é alta, isso aconteceu com os alemãs em Kursk, eles atacaram por dois eixos contra as posições soviéticas, as posições estavam defendidas em profundidade, haviam diversas linhas , muita artilharia , minas e etc., o 'ataque alemão fracassou' e em seguida ao fracasso os soviéticos contra-atacaram e fizeram um 'estrago' muito grande. Portanto, isso pode acontecer perfeitamente na Ucrânia.
Uma outra coisa também é que, um dos princípios de guerra + importante que existe é surpresa. Ou seja, se você vai fazer efectivamente uma ofensiva é bom não ficar anunciando, a não ser que os ucranianos eles estejam anunciado e que vão deixar para fazer depois em outro lugar isso, também é uma possibilidade.
Uma outra coisa que agente precisa ficar muito atento nisso é o exagero mediático, porquê exagero mediático? As vezes eles fazem um ataque de uma Companhia, tomam uma Vila pequena ou uma aldeia e… a imprensa imperialista ocidental coloca como sendo uma ofensiva vitoriosa. Eu considero o que seria uma ofensiva vitoriosa a Ucrânia conseguir capturar Cidades grandes ou médias, dominar completamente uma estrada, destruir um grande deposito logístico, ou, destruir uma quantidade muito grande de tropas da Rússia, ‘exibir’ uma grande quantidade de prisioneiros e não é isso que tem acontecido até ao momento. Tenho notado que essas coisas não estão acontecendo.
Por isso, é preciso olhar tudo com muita cautela. Verdade seja dita, essa guerra já dura [1] anome estamos indo para [1] e [3] meses é muito tempo são [15] meses e é uma das guerras + 'devastadoras' da história moderna, nada impede que essa guerra se prolongue por + [1] ano, e chegue nas eleições nos Estados Unidos e como queiram dizer alguns se prolongue por vários anos.
A verdade é uma só, as fábricas de armamento no ocidente estão agora procurando 'reposição’ para as fábricas e os Governos para atender as demandas do exército ucraniano, porque é uma demanda muito grande principalmente agora se acontecer essa ofensiva. Note-se que, para você fazer uma ofensiva, você tem que ter um stock de material preposicionado próximo do campo de batalha para sustentar esses ataques.
E… uma outra coisa que eu acho interessante não sei se eles vão conseguir isso, são os ataques que a Ucrânia tem feito em Cidades da Rússia e mesmo esse ataque em um deposito de combustível da Crimeia. Repare, em termos mediáticos, esses ataques surtem bastante e dão muita notícia, mas em termos práticos em termos militares isso é extremamente discutível. Porquê? Porque preferiu você destruir um depósito na frente ou uma concentração de tropas o que quer que seja e…eu me questiono a validade desses ataques olhando quando Ucrânia atacou e destruí um pedaço da ponte de Crimeia e a Rússia acabou reconstruindo
E outra coisa importante também é o duplo padrão na imprensa imperialistas nesse caso. Porque, quando a Rússia ataca uma Cidade da Ucrânia morrem civis a imprensa imperialista grita, mas quando a Ucrânia ataca Cidades da Rússia eles não reportam nada. Então, isso é realmente muito complicado.
Portanto, a recomendação que eu deixo para você[s] é olhar tudo que vem da Ucrânia com muita 'ressalva', tanto as informações dos ucranianos, quanto as informações dos russos, porque essa guerra já provou que a verdade foi atingida logo nos primeiros dias, e russos e ucranianos se acusam mutuamente sobre quem teria matado esta senhora.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [19] de Maio 20[23]