Para os cépticos, o assunto Manuel Chang está quase encerrado. Só falta a data e a hora do seu embarque para os EUA. E não vai levar mais um mês. É para já! A esta altura, a sua cela nessa tal cadeia nova iorquina, já está preparada. A PGR, ontem, emitiu um comunicado em que se dá por vencida. Admitiu que o antigo ministro das Finanças vai ser extraditado para os EUA.
Embrulhou-se a PGR só para dizer que, na prática, a decisão do tribunal sul-africano significa que Manuel Chang será entregue à justiça norte-americana, que o pretende julgar pelo seu envolvimento no caso das dívidas ocultas.
Que zanguem os camaradas com esta decisão, mas o certo é que o povo está feliz! E não há voz lúcida do que a do povo! Viva!
Agora, resta saber da própria PGR e da Frelimo: quem vai pagar os mais de três milhões de dólares- dinheiro do povo sofrido- gastos com advogados sul-africanos para defenderem Chang numa batalha que já se sabia que estava perdida?
Mesmos nós que somos leigos neste emaranhado de processos, conseguíamos perceber que a PGR estava a perseguir uma galinha com sal na mão!
Quem deu a conhecer ao mundo de que Moçambique tinha uma divida escondida foram os EUA. Quem mandou prender Chang foram os EUA. Se não tivessem sido os EUA nós não saberíamos de nada do calote. Manuel Chang continuaria a ser tratado por excelência! Jamais saberíamos que existe um Jean Boustani que passeava livremente pelos corredores do poder a oferecer dinheiro a quem achava que merece. Jamais saberíamos que existem documentos que podem explicar parte do que ocorreu- no âmbito do calote- e que Filipe Nyusi nega entregar à justiça londrina. Jamais teríamos conhecido os rostos dos bodes expiatórios, como Mutota, que só receberam subornos. Jamais teríamos tido aquele julgamento de fachada que se realizou na BO para limpar a cara de quem realmente nos roubou.
E com a ida de Chang para os EUA, vamos ficar a saber muito mais. A verdade toda será conhecida. Alguns senhores do poder, nos próximos tempos, vão evitar colocar os pés na terra do Tio Sam, principalmente. E os seus filhos também! As fotos com Drake, postadas no Instagram, ficarão para a lembrança!
Mas fica uma inquietação: quanto é que esses gatunos nos roubaram porque disto só descobrimos graças aos EUA. Fartaram-se de roubar. Um partido de gangsters cujas cores são de sangue, metáfora inequívoca do que espremem ao matrecado povo. Sanguessugas!
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)