ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A verdade é que nos mentem. Mentem muito, mentem descarada e insistentemente.
Mentem nas escolas, mentem nas Universidades, mentem nas colunas dos Jornais, mentem nas opiniões, nos comentários da tevê, mentem nos sindicatos, mentem em muitas 'passeatas' que fazem para mentir. E, qual é a mentira? Uma das tantas que nos passam é, a de que as economias livres, as economias abertas, o empreendedorismo, a meritocracia, a economia de mercado, o Capitalismo é 'causa' de empobrecimento.
Mas, isto é mentira da grossa! Porquê, ninguém é capaz de 'indicar' um único país que tenha empobrecido com empresa privada, com iniciativa, com empreendedorismo. Não há um único país que fosse rico e que empobreceu com suas empresas, com as empresas que lá se instalaram com liberdade de empreender.
Não há um único caso de país pobre que tenha tido empresas, ao contrário todos os países que eram pobres e continuam pobres o que há neles é, um Estado 'poderoso' ou 'omisso' ou tomado por 'aves de rapina’, por 'prepotentes' que se 'apropriam' dos recursos públicos.
A verdadeira causa da pobreza não é a iniciativa privada, não é a economia de mercado como 'tentam' passar e vender para a sociedade para 'compreensão' da sociedade moçambicana por inúmeras formas. A grande causa da pobreza é o Estado que 'concentram riqueza', porque ninguém 'concentra + riqueza' do que quem fica com quase [40%] da renda nocional; aí está a causa da pobreza.
Mas, como querem o Estado 'poderoso' , como esse Estado é 'altamente benéfico' para alguns, inclusive para alguns ricos que se 'beneficiam da riqueza' do Estado e fazem negócios, negócios escabrosos com os donos do poder e… então nos mentem politicamente e…, e…enfim há uma harmonia dos cúmplices para nos 'enganar'.
Pense nisso! Quando viera lhe falar que economias livres, economias abertas, do empreendedorismo, que a 'meritocracia', é causa de injustiça.
Olha irmão, a China que era um país 'imensamente' povoado, de uma população muito pobre miserável têm [30] anos desse sistema que vamos chamar de Capitalismo porquê é o nome internacionalmente usado; com [30] anos disso tirou [500] milhões de pobres da miséria, e a China se torna cada vez + e rapidamente um país rico com peso importantíssimo na economia mundial. Quem + fez isso, com 'discurso meloso' a respeito da pobreza. Quem!
Nos mentem, nas escolas, nas Universidades, mentem 'padres nos púlpitos’, mentem 'pastores no Cenáculo' que falam sobre o que não entendem.
Portanto, a causa de empobrecimento é o Estado super-poderoso, é o Estado prepotente é o Estado expropriador das riquezas da nação.
Está aí o bandido!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [07] de Junho 20[23]