Um ataque aéreo contra um movimentado mercado de vegetais no noroeste da Síria matou neste domingo, 25, pelo menos nove pessoas, disseram activistas e equipas de emergência locais.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede no Reino Unido e que monitora a situação naquele país, informou que forças da Rússia, um dos principais aliados do Presidente sírio, Bashar Assad, lançaram o ataque sobre a cidade estratégica de Jisr al-Shughur, controlada pela oposição, perto da fronteira com a Turquia.
Por seu lado, a organização de defesa civil do noroeste da Síria, controlada pela oposição, conhecida por Capacetes Brancos, acrescentou que mais de 30 pessoas ficaram feridas e admite que o número de mortos aumente.
"Ouvimos que pessoas gravemente feridas morreram depois de chegar ao hospital", disse Ahmad Yaziji, dos Capacetes Brancos, à Associated Press, acrescentando ter sido “um ataque dirigido ao principal mercado de vegetais, onde os agricultores do norte da Síria se reúnem".
Nem a Síria nem a Rússia comentaram o ataque aéreo, embora Damasco refira sempre que os ataques na província do noroeste têm como alvo grupos insurgentes armados.
O jornal sírio pró-governo Al-Watan, citando uma fonte de segurança não identificada, disse que o ataque aéreo teve como alvo rebeldes e um depósito de armas.
O noroeste da Síria é controlado principalmente pelo grupo Hayat Tahrir al Sham, bem como por forças apoiadas pela Turquia.
VOA – 25.06.2023