Embora a meta tenha sido ultrapassada, ainda continuam a afluir, em massa, eleitores aos postos de recenseamento eleitoral em Guruè. A média de eleitores que se recenseia continua entre 150 e 240 por dia. Mas donde vêm tantos eleitores?
Os dados anunciados revelam que Guruè recenseou, até ao dia 30 de Maio, 58.2 mil eleitores (135%) de um total de 43 mil previstos pelo Instituto Nacional de Estatísticas. Este número representa 15 mil eleitores acima do que estava previsto para o distrito. Mesmo assim, os nossos correspondentes em Guruè reportam que o nível de afluência dos potenciais eleitorais aos postos de recenseamento continua elevado. A média diária varia entre de 150 e 240 eleitores.
Grande parte dos eleitores registados ia dos distritos vizinhos sem autarquias. Eram, na sua maioria, funcionários públicos e membros de partidos políticos mobilizados para o efeito, sobretudo da Frelimo. Trata-se de eleitores que durante os primeiros 30 dias do recenseamento eram priorizados pelos supervisores. Mas, coloca-se, também, a hipótese de parte do número ser de recenseamentos clandestinos, também de eleitores de distritos vizinhos.
Leia aqui Download CIP-Boletim-das-eleicoes-92