ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Eu acho que chegou o momento de agente fazer um breve balanço dessa (contra)ofensiva ucraniana. O resumo da opera é que ela não vai nada bem, porquê que eu digo isso? Porquê os avanços são muito 'pequenos’, é difícil fazer uma 'precisão' do quanto há de ganho territorial. Porquê? Porquê os dados são 'controversos', lógico há contra-ataques de ambas as partes, as vezes se fala que uma Aldeia está na mão de alguém de manhã, de tarde a outra parte retomou.
Os ucranianos, parece que estão bem equipados para os ataques noturnos, e então agente pode ter 'modificações' no cenário essa noite. Sabe-se que eles têm grandes 'perdas expressivas' de carros de combate principalmente o Abrams e alguns leopardos. E, há uma controvérsia sobre quais métodos prevalecem dentre as tácticas russas na 'destruição' de blindados, pode ser uma combinação de muita coisa.
Mas, o resumo da opera é que, os blindados ucranianos têm enfrentando 'baixas expressivas' contra as Forças russas. Outra, coisa também está bastante controverso é, se a Ucrânia conseguiu ou não romper as primeiras linhas da Rússia isso é difícil saber porque os russos costumam empregar muito defesas móveis. Ou seja, eles têm uma linha + quando eles vêem que a situação está insustentável eles retraem. Agora, uma coisa é certa; em toda guerra se você tem 'posições fortificadas' com apoio mútuo, linhas sucessivas e uma boa 'cobertura de fogos' não tenha dúvidas o inimigo vai pagar um preço altíssimo para a conquista dessas posições.
E nós temos que olhar outro lado, a Ucrânia não tem aviação, essa é que é a verdade, a Rússia tem uma 'superioridade de fogos' muito grande, há dúvidas sobre o treinamento das unidades ucranianas, também pode ser problema logístico que eles têm uma miscelânea de blindados isso sempre acaba interferindo.
Outra coisa que agente precisa colocar é, que a Ucrânia luta contra o relógio. porquê? Porquê vai ter uma Reunião do NATO dia [11] de Julho próximo e eles 'precisam apresentar resultados'. Por isso, estão a fazer de tudo para ver se levam alguma coisa que 'possa apresentar' aos seus parceiros da NATO para que o afluxo de armas e de dinheiro continue. Mas…é duvidoso se eles vão conseguir isso.
Mas…porquê que eu digo que as coisas hoje foram mãos ou não foram bem para os ucranianos. Vocês têm que olhar para o posicionamento da imprensa imperialista. Quando a imprensa imperialista começa a minguar; minguar as notícias do campo de batalha, porque a coisa não está indo bem para Ucrânia. Essa que é a verdade!
Uma outra coisa que vocês, também podem observar que é fácil de notar é que, a imprensa imperialista 'procura puxar' o mínimo fiapo de boa notícia com relação ao ataque ucraniano que é para poder impactar o público. Então, costumam morder que têm lá [600] habitantes e colocam como se fosse a 'conquista' de Estalinegrado na segunda guerra mundial. E nós já sabemos que não é e outra coisa, também nada impede da Ucrânia conseguir tomar uma Cidade durante o dia e a Rússia recuperar à noite.
Que eu acho o que pode ter acontecido que é o cenário bastante provável. Essa ofensiva ucraniana, ela foi muito 'publicitada’, se falou muito dela, se deu muito tempo para os russos se prepararem, pensarem, pesquisarem, ouvirem transmissões, espionagem e etc. E a Rússia se preparou o que é a verdade pelo o que agente está vendo as linhas defensivas elas estão razoavelmente bem estabelecidas.
É lógico você não vai conseguir defender completamente durante todo o tempo uma linha de 10[00] km, os ucranianos devem fazer penetração + cedo ou + tarde em algum lugar ninguém dúvida disso. Mas, se isso vai ser 'consistente' é muito difícil. Vou-lhes lembrar, a Batalha de Kursk, que foi uma coisa interessante. Os russos depois de Estalinegrado eles avançaram na Rússia, fizeram saliente, o saliente é uma língua que avança em direcção do território inimigo
Então, que era a ideia era dos alemãs, atacarem no eixo Norte/Sul e Sul/Norte e fechar esse saliente e 'aprisionar’ milhares de soldados russos. Só que o que acontece os alemães demoraram muito tempo ficaram adiando essa ofensiva, nisso os russos tiveram o tempo desse preparar fizeram algumas das melhores 'posições defensivas' de toda história das guerras que estavam em curso. Resultado, quando os alemães fizeram o ataque com umas excelentes divisões blindadas, diga-se de passagem, não tinham + como romper aquilo o avanço foi mínimo. Esse é que é o facto. também, pode acontecer bem isso na Ucrânia, deram o tempo para os russos se prepararem, agente precisa lembrar que o esforço de guerra russa está a 'milhão' a Ucrânia quase não tem + fabricas + os russos estão com o esforço de guerra muito grande e tudo isso acaba 'influindo'.
Uma outra coisa, que eu acho que pesa muito também, agente observa muito isso, eu vejo muito isso nos comentaristas imperialistas, é um 'erro crasso' de analisar o comportamento e modus operandi das Forças Armadas russas como se fossem ocidentais. Eles não são ocidentais de forma alguma eu já vi ouvi um comentador imperialista falando isso.
Os ucranianos têm um território muito grande, então abandonar terreno para os russos não faz diferença; abandonam a Cidade ou outra como foi o caso de Kherson, o importante é você 'destruir' o Exército do inimigo. Eles fizeram isso, com Napoleão. Abandonaram uma boa parte da Rússia, abandaram Moscovo para Napoleão, despois 'destruíram' o Exército francês. O Exército francês que era o melhor Exército da Europa na época, que venceu todas as outras nações, foi 'estraçalhado' em [6] meses na Rússia. Então, a mentalidade russa vai sempre no sentido de 'destrocar' Exércitos, por isso que eu alerto o seguinte para vocês: não fiquem muito 'animados' se vocês verem um ou outro 'avanço' ucraniano, não quer dizer nada! Quer dizer, apenas que eles podem estar 'pagando caro por um pedaço de terra’, porque a Rússia é mestre em fazer isso. Eles te dão-lhe um 'pedaço de terra', você vai lá, ela cobre com artilharia [fogo], com arrame farpado, minas e…tudo que você pode pensar, você vai perde tropa para o caramba lá e… depois ela vem e retoma aquilo que vocês têm fraquecido. Repare, é uma táctica que eles sempre 'usaram’, os russos sempre tiveram esse modus operandi.
Por isso, vamos aguardar + os sinais não são bons, porque a Ucrânia já está pedindo ‘reforços de blindados' [carros de combate], essa história da 'destruição' dos leopardos, reverberou muito mal no mundo imperialista, os alemães estão sendo muito 'criticados' com relação isso, porquê? Porquê depositaram muitas 'esperanças' nesses blindados. Que eles eram 'decisivos’. Não existe um tanque 'decisivo' por si só, o tanque é todo modus operandi.
Repare, a técnica de combate soviética na segunda guerra mundial, foi como um aprendizado para os russos. Se vocês pegaram 19[41], o Exército soviético eram um e em 19[43] era outro, quer dizer, eles têm uma 'capacidade' muito grande de aprender com os seus erros. E eu venho falando isso há muito tempo, que a 'capacidade' russa, a curca de aprendizado dos russos está entre as melhores da Europa e… o imperialismo 'despreza’ isso.
A maior parte da análise que eu já vi até hoje foram feitas por gente 'tendenciosa’, que não conhece a história da Rússia, não 'entendem' como é que eles funcionam essa 'confusão' que existe entre o Prigázhin e o Valery Gerasimov. Isso sempre existiu na Rússia, sempre teve essas 'intrigas' em todas as Cortes. Na Corte do Pedro era assim, com Stalin foi assim. Ou seja, é a forma deles, a forma russa desse entender e de 'conduzir' a guerra. Então, eu penso que uma boa parte dos analistas a serviço do imperialismo não está entendendo o que está acontecendo.
Na minha análise, a Rússia tem uma grande 'intensão' que é ‘destruir' o máximo possível de tropas do exército ucraniano. E as tácticas 'suicidas' aprovadas pelo presidente da Ucrânia, o fantoche Volodymyr Zelensky estão contribuindo para isso. Os russos sabem que, se eles criarem uma 'isca' para os ucranianos, os ucranianos vão com tudo, eles não parar para pensar, eles fizeram isso em Mariupol, isso aconteceu em Bakhmut.
Vou-lhes lembrar, que com os russos isso não acontece, por exemplo eles precisaram abandonar Kherson o mundo inteiro 'condenou’, o mundo inteiro 'zombou' disseram que eles perderam a batalha. Kherson está, hoje não serve para absolutamente nada para os ucranianos. E…foi uma 'manobra' bem feita dos russos
Portanto, nós estamos numa faze bastante incerta da guerra e…vamos aguardar + uns dias + pelo o que se observa até agora, os ganhos da Ucrânia que o imperialismo anda a gritar são 'mínimos' e ainda podem ser revertidos.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [14] de Junho 20[23]