Por: Venâncio Mondlane
A independência com os seus valores elaborados há 48 anos, foi sequestrada logo a seguir ao memorável dia das declarações de Samora no Estádio da Machava.
O colono havia criado uma ideia de uma farsa de renovação chamada de "Estado Novo". A Frelimo logo depois da independência rasgou os termos dos acordos de Lusaka e, querendo imitar e se equipar ao colono, instititui o ideal de "Homem novo".
Ai, ai, ai..... as costas e as nádegas do Moçambicano são beijadas com chamboco, começam as guias de marcha, abolição da liberdade de culto, proibição de criação de partidos, extinção de associações, assambarcamento de toda iniciativa económica, fim dos empresários, perseguição dos empreendedores; liberdade de expressão, nem pensar, Liberdade de imprensa, era para esquecer isso!
As únicas organizações aceites eram as do servilismo ao partido único: OJM, OMM, ONP...etc....etc. Tudo feito como um funil em que as ideias, pensamentos, sentimentos, até os surruros dos namorados, deviam ter o aval do Partido Frelimo.
Tudo foi sequestrado. O povo estava enjaulado. A palavra de ordem era do partido, tudo o resto era reaccionário, frutos do imperialismo, minas retardadas do colonialismo. O que não era de acordo com a vontade do partido era digno de ser pisado, detido, amarrado e enviado aos campos de extermínio a que se convencionou dar um nome soft: Campos de Reeducação.
Hoje os que diziam que haviam Moçambicanos que precisam ser disciplinados, reeducados, são os mais inclinados para decisões e atitudes anti-patriotas, dedicados ao culto do comércio ilegal, mestres do tráfico de influências, exímios nas comissões, viciados em chantagem, em derramar sangue, em colocar algemas nas palavras, em competir em que é melhor em empobrecer e endividar o país; em fim, os que colocaram o País e o povo num leilão Internacional.
Estamos numa fase em que se impõe a inversão da pirâmide, a Frelimo e seus dirigentes precisam ser redisciplinados, precisam ser reeducados. Para que isso possa ocorrer é necessário tira-lhes do poder para que possam ser libertos da obsessão pelo dinheiro, para que possam ser curados do vírus da roubologia.
Façamos esse favor aos nosso mais velhos. Vamos levamos à clínica.... estão doentes em estado terminal. Salve-se a Frelimo. O Sino já tocou para a chamada de Outubro. Acordem! Vamos à formatura. Estejamos em prontidão!!!!
Somos a nova frente. A luta continua!