ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vou falar um pouquinho sobre esses ataques da Ucrânia a Região de Belgorod na Rússia.
Bom, nós não sabemos ainda como esses ataques estão funcionando com intensidade, porquê agente sabe é que, eles devem ter matado alguns soldados russos, bombardearam algumas instalações e…etc.
E, essa história de que seriam “dissidentes” da Rússia eu acho uma 'lorata’, isso para mim é gente que recebeu dinheiro do imperialismo, são mercenários que estão fazendo o serviço para Ucrânia, se é que não são ucranianos. É muito difícil saber alguma coisa disso + por alguns relatos que agente tem visto do FSB esse 'negócio' não é novo, a Ucrânia já tentou em menor escala alguns meses atrás.
Contudo, eu preciso falar sobre a validade disso. Tacticamente eles vão conseguir algumas coisas; destruir instalações, matar soldados da Rússia e…principalmente ‘obrigar' a Rússia deslocar tropas e meios para lá, agente não tem dúvidas disso. Há também quem diga que o Grupo Wagner vai para lá. Só que 'estrategicamente ' é um erro da Ucrânia. Porquê! Porque para uma parte da sociedade da Rússia, isso pode ser interpretado como ameaça a integridade territorial do país.
Vou-lhes lembrar, que historicamente todas as vezes que a integridade territorial da Rússia foi 'ameaçada' eles reagiram com uma 'fúria muito grande ‘, ou seja, nenhum Exército se deu bem na Rússia. O Napoleão foi destrocado, a Coalizão do Ocidente que enviou [3] Exércitos para a Rússia entre 19[18] / 19[25] foi expulsa dali a correr, o Hitler na segunda-guerra mundial não preciso nem falar.
Por isso, é muito complicado. E, se o Presidente Vládimir Putin conseguir 'galvanizar ‘as intenções, a percepção da sociedade russo com relação a esses ataques o tiro pode sair pela culatra para Ucrânia, porque ele pode conseguir a tão sonhada mobilização geral. E, se Rússia mobilizar [1] ou [2] milhões de soldados ela 'varre' a Ucrânia, agente não tem dúvidas quanto a isso. Então, fica esse negócio, é um acerto táctico ou estratégico.
Só que tem uma coisa, que é 'doutrinaria' no campo da guerra[militar] que é o seguinte: você pode cometer mil ou dez mil acertos tácticos + se você cometer um único erro estratégico você vai perder uma guerra. Isso aconteceu diversas vezes.
Alemanha por exemplo fez diversos acertos tácticos excelentes na campanha da Rússia + estrategicamente ela cometeu um erro enorme que foi lutar em duas frentes: lutar contra duas potências [Estados Unidos, Rússia]. Três na verdade, tem a Inglaterra, também foi já não é + potencia + naquela época era.
Então, essa estratégia da Alemanha acabou eliminando todos os acertos tácticos dela é o que pode acontecer nessa guerra da Ucrânia. A meu ver, 'despertar' o fervor patriótico, o nacionalismo da sociedade russa, é um erro muito grande. Háaaa…vocês vão perguntar-me. Mas, eles não deveriam atacar? A meu ver, haveria um emprego + inteligente dessas tropas, reforçando outras linhas de Bakhmut e… comprando um preço muito alto da Rússia quando os russos fossem atacar.
Repare, a defensiva, uma boa defensiva, também é uma forma de você 'destrocar ‘o inimigo e de você impor um bom Acordo de paz que é o que a Ucrânia precisa hoje, porque eu acho que ela não tem condições para ganhar essa guerra. Logo, uma defensiva + inteligente por parte dos ucranianos poderia obter 'efeitos' políticos e diplomáticos favoráveis a Kiev.
Agora, um erro muito grande que agente têm visto da Ucrânia durante muito tempo; a defesa de Mariupol e a defesa de Bakhmut elas têm muita coisa em comum, dentre elas o 'sacrifício inútil ‘duma quantidade muito grande de tropas. De facto, eles perderam muitos soldados e…sinceramente eu não sei o que eles conseguiram com isso.
Mariupol nós sabemos que eles não conseguiram nada, e…Bakhmut agente já esperava para ver, talvez eles tenham ganhado tempo para 'reforçar posições defensivas ' + a Oeste, talvez estejam contando com a chegada de armas ocidentais, nós não sabemos. Mas, foi um sacrifício de tropas muito grande e…há quem diga que eles perderam entre [40] / [50] mil soldados, perder de morte. Ou seja, morreram entre [40] / [50] mil soldados ucranianos em Bakhmut, fora ferido, prisioneiros, desperecidos, 'desertores', e… etc. pode chegar ao triplo disso.
Épháaaa…, eu não se isso foi uma vantagem para Ucrânia. Eu acho que no geral, o exército ucraniano luta muito bem e ninguém tem dúvidas quanto a isso. A valentia, a coragem deles + eu acho que eles têm um defeito. A liderança, não é um defeito do exército, mas o defeito da liderança política ucraniana que é praticar a 'temeridade'.
Coragem é uma coisa e ninguém duvida que eles têm. mas, 'temeridade' é um defeito, coragem é uma Virtude. A 'temeridade' normalmente é um defeito. Porquê? Porque não tinha necessidade de fazer aquela defesa encarniçada de Bakhmut, a Cidade não era importante. Ou seja, ela não era 'crucial' para Ucrânia eles poderiam chegar um ponto e… abandonar ir + para o Leste e se defender e agente têm condições de cobrar um alto preço dos russos em posições defensivas + bem preparadas com 'fortificações ‘e etc.
Lamentavelmente, não foi isso o que foi feito e… é repetido! Essa 'temeridade ‘dos ucranianos é repetida batalha após batalha com resultados que acreditamos que sejam muito desastrosos. Há quem diga a quantidade de mortos da Ucrânia no total chega a [300] mil eu já vi estatísticas [Documentos] nesse sentido.
O mínimo agente sabe que é [100] mil, não morreu menos que [100] mil ucranianos nessa guerra, talvez muito +. Isso nas palavras da própria Ursula von der Leyen da União Europeia, que ela admitiu uma vez numa Palestra e depois tentou desmentir + não teve + jeito. Ela falou em [100] mil mortes e tem bastante tempo isso. Então, pode ter piorado bastante.
A imprensa imperialista ocidental fala da ofensiva do Zelensky, não sei se sai. E…se sai nós não temos certeza se vai sair + há uma quase certeza de que ela não vai auferir grande s resultados. Ou seja, dificilmente os ucranianos vão ter uma 'massa de tropas' e o ‘volume de fogo’ suficiente para tomar grande porções para recuperar grandes porções de território que a Rússia já lhes tomou no último ano.
Portanto, ninguém está optimitas com relação a essa ofensiva. Quem está optimita com relação a Ucrânia geralmente não sabe o que está falando, não conhece o cenário. Quem conhece o quadro, os observadores sérios do conflito não vêem grandes chances. E porquê? Épháaaa… porquê eles não têm o poder de fogo para isso! E uma boa parte do exército ucraniano, da nata do exército, bem treinada e etc., já morreu ou está fora de combate.
E… outra coisa, continua o mistério com relação ao General Zaluzhny e agora o General Budanov dos Serviços de Inteligência. E se a Rússia realmente matou esses dois Generais, vocês podem ter certeza que não foram só esses, que eles provavelmente atingiram outros, porquê? E se isso realente aconteceu, acho que foi isso mesmo, o Zaluzhny não aparece desde Abril e, se a Rússia fez isso é porque ela tem um 'volume' muito grande e acesso as informações dos Generais ucranianos.
E, pode ser exactamente por isso, que o Presidente da Urânia, o fantoche Volodymyr Zenlesky tem evitado ficar muito tempo no seu país.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [05] de Junho 20[23]