ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Conforme é, do conhecimento da maioria que a [contra]ofensiva ucraniana não vai bem + a imprensa imperialista está procurando uma 'narrativa' para explicar os fracassos ou para dizer que…é assim mesmo, que…vai demorar, que parou, que…não era [contra]ofensiva, portanto eles têm mil e uma desculpas e mil e uma palavras que eles estão utilizando, 'expressões idiomáticas' que eles estão usando para tentar 'justificar' o fracasso.
Mas, agente precisa fazer algumas colocações. O fracasso da [contra]ofensiva ucraniana é um fracasso da NATO agente não tem dúvida disso. Porquê, a NATO armou, treinou, forneceu tudo que era possível inclusive 'doutrina' para as forças armadas da Ucrânia, por isso, eles não podem chegar e…atirar a culpa nos ucranianos, alí está sendo usado 'método' da NATO.
E…porquê que não está dando certo? A explicação é bem simples! A NATO sempre fez guerra com países pequenos, com países militarmente fracos que era o caso da Jugoslávia, a própria Líbia e o Afeganistão…além de alguns ataques pontuais no MédioOriente. Então, o que acontece, eles se “viciaram” nessas vitórias fácies e etc e…nem vitórias foram, foram massacres e…acharam que isso ia ser sempre assim.
A NATO ia lá bombardeava o país e entrava em colapso, depois de 'destruir' a estrutura logo a NATO conseguia 'impor' as suas condições políticas e …etc. É destarte, que funciona a NATO e o imperialismo.
E…aí vem o “distraído” que diz + não é possível, não há soldados da NATO, porquê se soldados da NATO estivessem lutando a coisa ia ser diferente. Eu acho que… até seria pior, porquê o exército ucraniano ‘absorve' muito as suas baixas e…deu para ver, eles perderam centenas de milhares de soldados, as “democracias europeias” não 'suportariam' isso! Eu duvido que um país que nem a Holanda, a França, Portugal, Itália, Bélgica iam 'suportar' os rigores da quantidade de baixas, do pesado bombardeamento da artilharia russa na frente ucraniana.
A meu ver, se a NATO colocasse tropas no terreno, o 'fiasco' seria maior ainda. E têm + uma coisa a ser levada em consideração por parte dos “Planejadores” da NATO. Repare, fazer guerra com um país que sempre foi uma 'potencia militar' que é a Rússia, seja como Império Czarista, seja como União Soviética. a Rússia, oiçam bem isto, sempre foi um país guerreiro. Outro dia, eu fiz um levantamento em Documentos Classificados, que indicam que eles se meteram em [219] guerras ao longo da sua história, só perderam [40], quer dizer, tem um índice de acerto de + de [80%].
A Rússia é provavelmente hoje, 'a maior indústria de defesa do mundo', é a maior que dos Estados Unidos [EU], pelo menos no quesito escala de produção, eu não tenho dúvidas que a Rússia está á frente da Indústria de defesa dos EU. Por exemplo, a escala de produção de munições de artilharia, de armas do Exército russo é enorme.
É preciso lembrar uma coisa. A Rússia 'domina' a cadeia de matérias primas coisa que não acontece nos EU, eles estão precisando conseguir correr atrás de mateias primas para explosivos no japão. Problema esse que a Rússia não tem. Porquê, que eu digo?
Porquê uma boa parte da Indústria de defesa dos EU é financiado e… a prova, a grande prova do quê estou falando é que, os EU gastam + de [800] bilhões de dólares por ano com defesa e…não têm munições de [150mm’s] o suficiente para entregar para Ucrânia.
Então… tem algo errado! Esse dinheiro agente não sabe bem para quê que está indo.
Porquê, o que acontece têm dados, de Washington POST, sobre armamentos, sobre o 'esgotamento’ da Indústria de defesa dos EU de stock’s de armamentos, que está a perguntar aonde está indo o dinheiro que o contribuinte americano paga para o Pentágono, porquê eles não têm nada!
Essa é uma matéria que saiu no Washington POST, porquê eles colocam que os EU vão levar [5] anos para repor sua munição de artilharia, vão levar [4] anos para repor as munições cálibres, [5,5] anos para repor jávelin, [2,5] para repor os HIMARS e [6,5] anos para repor os mísseis stinger. Todo esse material foi entregue ao exército ucraniano.
Agora quem viu esse gráfico no Jornal Washington POST que já notou que a situação é realmente Hiper gritante.
Agora, o quê está acontecendo. Agente precisa olhar que vai ter algumas consequências disso. Por exemplo, a visita do Anthony Blinken a China o quê a imprensa progressista está colocando é que, ele foi ali para 'aplacar' as tensões entre a China e os EU. Eu acredito que essa seja uma das razoes + pode ser que ele tenha mencionado o caso Ucrânia. Porquê o quê que está acontecendo? Muita gente nos EU principalmente os militares em razão do gráfico do Jornal Washington POST, já entenderam que os EU estão com pouco stock’s de armas, se hoje em dia a China tentar uma acção militar contra Taiwan, vai ser muito difícil os EU defenderem a Ilha em razão pela qual o Blinken 'baixou bastante' a sua “lança” em relação a Taiwan e…que essa guerra da Ucrânia os EU precisam dar uma 'solução', porquê não vai ser por uma 'solução militar’ isso, já se percebeu.
Logo, pode ser; pode ser; veja bem…pode há uma possibilidade dos EU terem “conversado” com a China com relação algum tipo de paz para Ucrânia, que nós não sabemos qual pode ser o seu 'formato'. Eu digo, isso porquê agente nota nos últimos dias que a imprensa imperialista está mudando muito discurso com relação a guerra Ucrânia. Eles mudaram muita coisa.
Então, isso é bastante interessante, porquê já há uma certa divisão, já não há + 'unanimidade' e… muita gente nos EU e a europa com relação na questão ucraniana, porquê já são quase [17] meses de guerra e…não se 'conseguiu avançar’ nada. nesses [17] messes.
Vou-lhes lembrar, que foram colocados [176] bilhões de dólares na Ucrânia para o esforço da guerra, uns [30] / [40] países contra a Rússia e todo o tipo de sanções que se pode imaginar + a situação militar não se alterou e…muita gente de 'bom senso' já começa ver que… não há 'solução militar' para esse conflito.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [08] de Julho de 20[23]