O director interino do Banco Mundial em Moçambique, Elvis Langa, avançou recentemente em Maputo que, na última década, a instituição que representa investiu cerca de 7,1 mil milhões de dólares para a implementação de projectos de desenvolvimento no País.
Citado pela Agência de Informação de Moçambique, o responsável afirmou que os investimentos foram realizados nos sectores cruciais da economia moçambicana, com destaque para a energia, infra-estruturas, agricultura, finanças públicas, desenvolvimento municipal e resiliência às mudanças climáticas.
“No sector das mudanças climáticas os investimentos têm sido intensificados devido à frequência com que ocorrem os fenómenos”, disse.
Neste contexto, Elvis Langa apontou que os choques associados às alterações climáticas impactaram negativamente a implementação de muitos projectos, tendo, por isso, desafiado o País a conduzir reformas prioritárias e a melhorar a sua qualidade de intervenção.
O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efectua empréstimos a países em desenvolvimento, incluindo Moçambique. É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de possuir o estatuto de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e noutros fóruns internacionais.