ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Enquanto, as mídias imperialistas falam agora da segunda fase da [contra]ofensiva ucraniana que já foi iniciada nós, temos, também outras opiniões de pessoas, de especialistas sobre os quais, também vamos falar. Enquanto, nós aqui estamos recebemos notícias que a Ucrânia, agora nessa segunda fase de [contra]ofensiva está 'colocando' + soldados novos que foram 'treinados' e bem equipados nos países imperialistas, agora vão entrar em acção. Nós, também temos outras opiniões a respeito e uma dessa sob a qual eu vou falar para você[s] é dum antigo Inspector de armas da Comissão Especial das NU.
Ele disse o seguinte: “a Ucrânia não tem mais soldados nem munição”. De acordo com o antigo fuzileiro Naval dos Estados Unidos [EU], William Scotti Ritter. “A Rússia treinou um Exército de [200] mil soldados com equipamento de última geração desde Outubro do ano passado. O exército ucraniano, por outro lado, está à beira do colapso”.
Estamos falando dum antigo Inspector de armas da ONU, alguém que realmente deve saber daquilo que fala. “Os ucranianos estão enfrentando um problema; quase não há mais soldados. Eles começaram com um exército de [1,2] milhões de homens, todos eles feridos ou mortos pela união deles”. É assim, que o antigo Inspector de armas da ONU e fuzileiro Naval Scott Ritter descreve a situação actual das tropas de combate ucranianas na guerra da Ucrânia.
De acordo com Ritter, a Ucrânia não pode vencer essa guerra como ele 'compartilhou' recentemente numa entrevista com Clayton Morris, o antigo apresentador da FOX News em sua «mídia Vedat». Cerca de [6] semanas passaram-se desde que o exército ucraniano lançou sua [contra]ofensiva, em sua mensagem de vídeo diário o Zelensky informou, que haviam regiões em que o “progresso” estava sendo feito em outras regiões, no entanto, as forças armas ucranianas estavam na defesa.
Recentemente, a liderança ucraniana 'admitiu' várias vezes que a [contra]ofensiva estava progredindo + lentamente do que o esperado e desejado. Também, nós comentamos sobre isso aqui. As linhas de defesa russas 'extremamente seguras' com campos minados e barragens maciças de tanques são citados como motivo. O Zelensky, também 'abordou' os ataques russos com misseis e drones no Mar negro. “É preciso fazer mais para proteger as pessoas, as cidades e os Portos”. Disse ele. Estamos preparando respostas fortes aos ataques terroristas russos”. Acrescentou, o Zelensky.
A Rússia, vem atacando a Cidade portuária de Odessa em particular há dias vem 'destruindo' armazéns de grãos e também monumentos na Cidade antiga que é 'protegida' como o património mundial da Unesco.
“[200] mil sodados russos com equipamento de última geração”. Como Scott Ritter aponta na entrevista. “A Ucrânia está ficando sem forças disponíveis, o número de baixas é impressionante, os países que apoiam a Ucrânia são responsáveis pela destruição de milhares de homens”. Disse ele. “Não há cenário em que a Ucrânia possa vencer; eles não têm mais tropas treinadas”.
Então, vocês observam como as opiniões + diferentes não existem; um diz que, eles não têm + tropas treinadas, outro diz que, agora vem as tropas que ainda não tiveram qualquer batalha que foram treinados pelos países imperialistas que agora vão entrar em acção e bem equipados.
Realmente, agente não sabe em quê confiar, no quê acreditar, agente só pode fazer o seguinte: tentar 'juntar' várias informações apresentar e aí cada um para si deve ir atrás de + informações, notícias para se poder fazer uma imagem melhor da actual situação.
É muito difícil, porquê ambos os lados sempre apresentam a melhor visão das coisas. “Não há cenário em que a Ucrânia possa vencer, eles não têm mais tropas treinadas”.
Ritter, disse que, “a Ucrânia havia mobilizado [60] mil soldados para contraofensiva dos quais [20] mil haviam sido mortos desde então. Os [40] mil restantes morreram, os russos estão chegando com [200] mil soldados”. Disse, o antigo Oficial dos EU.
“Há rumores de que outros [100] mil soldados estão estacionados na Região de Kerson”.
Quando perguntado, porquê isso acontecia? Ritter respondeu com apenas uma palavra: “Odessa”. “Esses [100] soldados, nós também ouvimos esses dias que a Rússia está começando a mexer certos grupos de um ponto para outro e… se falou também desses [100] mil soldados”.
Ninguém, diz uma palavra sobre o facto de Rússia estar treinando um Exército de [200] mil soldados desde Outubro. De acordo com Ritter, “esse Exército está equipado com os equipamentos mais modernos e sua reserva é apenas esperar que a tensão dos ataques ucranianas diminui em seguida eles lançariam um contrataque em grande escala. [100] mil dessas tropas estão estacionados em Khárkiv para fazer os ucranianos recuarem”. Disse, Ritter.
A [contra]ofensiva da Ucrânia, lançada no início de Junho visa retomar parte do território ocupado por Moscovo, por isso, o imperialismo 'forneceu' dezenas de tanques e veículos blindados, de transporte de pessoal e treinou milhares de tropas ucranianas para a campanha. Mas, + vários tanques e veículos de combate de infantaria foram rapidamente perdidos [destruídos] sob o qual nós, também falamos. Muitos foram 'danificadas' por minas ou misseis lançados por helicópteros de ataque. Desde então, a Ucrânia não 'conseguiu' fazer o avanço decisivo, embora tenha “capturado” várias aldeias.
Seguidamente, vai se citar um Capitão ucraniano que disse, “a vitória é a única opção”.
Em um artigo do Jornal «Wall Street», um Capitão ucraniano chamado Anatoly Kashchenko, descreve como ele e seus homens estavam 'treinando metodicamente' para avançar a pé, depois que muitos de seus veículos ficaram presos em campos minados.
De uma linha de árvores, eles deslocavam-se para próxima para retomar suas terras um campo de cada vez. “Nós… não temos nada a perder, a vitória é apenas importante e é, a única opção, caso contrário estaremos todos mortos”. O Capitão está 'convencido’, que a liderança política e militar de Kiev 'reclama' que a lentidão e a insuficiência dos suprimentos de armas ocidentais não deixaram outra 'opção' a não ser atacar as linhas russas sem defesas áreas adequadas deixando as tropas e os veículos vulneráveis.
De acordo com o Jornal «Wall Street», “a maior parte das brigadas ucranianas treinadas e equipadas pelo ocidente permaneceu na reserva esperando ser mobilizada, nesse processo os Oficiais tentavam preservar os valiosos equipamentos ocidentais: tanques, armas e mísseis lançados do ombro e ainda assim seguir em frente”.
“A Ucrânia, consume um ano de munições dos EU em apenas um mês”. Ritter, continua na entrevista, dizendo que, “tanto o Pentágono, quanto o Presidente estão escondendo o facto, de que um esforço de guerra na situação actual não pode levar a vitória. A munição disponível não é o suficiente, embora os EU já tenha entregue tudo aos ucranianos.
De acordo, com o antigo Inspetor de armas da ONU, “a Ucrânia dispara entre [5] / [7] mil projécteis de artilharia por dia; os EU produzem [85] mil por ano”. Afirma o antigo Inspector da ONU. “Assim, em menos de um mês a Ucrânia consume o suprimento de um ano inteiro”. Acrescenta Ritter, que ficou conhecido pela Comissão Especial das NU sobre o Iraque.
Em comparação, disse ele, “a Rússia dispara [60] mil projécteis de artilharia por dia, não estamos prontos para esse conflito”. Continua Ritter. Os russos produzem [3,4] milhões por ano e só… aumentarão a produção daqui para frente. Além disso, [200] mil drones lancet sairiam da linha de montagem todos os anos”. De acordo com Ritter, “devesse [2] de milhões por ano, esses drones são baratos, ágeis e podem causar muitos danos”.
Ritter, espera que…Khárkov e Odessa sejam tomados [assaltados] pelos russos no Verão ou no Outono. Ele, também espera que o exército ucraniano entre em colapso total. Se, isso realmente vai acontecer ninguém pode dizer + nós estamos aqui para
trazer, também diversas informações para você[s], sempre 'disposto’ à qualquer hora, à qualquer dia.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [28] de Julho, 20[23]