Foi através de uma reportagem fotográfica publicada nesta segunda-feira (14.08) em várias plataformas digitais, que os elementos do Estado Islâmico em Moçambique, que desde outubro de 2017 vem protagonizando ataques e incursões terroristas na província de Cabo Delgado, anunciaram o seu juramento ao novo líder do Estado Islâmico, Abu Hafs Al-Hashemi Al-Qurashi.
As fotografias que vêm acompanhadas de uma legenda em escrita árabe que “Integrity” teve o ensejo de traduzir, refere que “Estado de Moçambique. Reportagem fotográfica (2): O juramento de lealdade dos soldados do califado ao Comandante dos fiéis, Sheikh Abu Hafs Al-Hashemi Al-Qurashi, que Deus Todo-Poderoso o proteja”.
As fotografias em número de 15, retratam diferentes momentos que o grupo terrorista jurou lealdade ao novo líder do Estado Islâmico que entra em substituição de Abu al-Hussein al-Husseini al-Qurashi, morto em confrontos com uma outra organização ‘jihadista’ Hayat Tahrir al-Sham (HTS) no noroeste da Síria, a 03 de agosto de 2023.
Na ocasião, o porta-voz do grupo EI anunciou a nomeação de Abu Hafs al-Hashemi al-Qurashi como novo líder do grupo ‘jihadista’, que hoje a célula do grupo que actua em Moçambique vem jurar lealdade.
Lembre-se que recentemente pela primeira vez, a Procuradoria-Geral da República (PGR) trouxe detalhes importantes sobre Bonomade Machude e que possui seis nomes de guerra ou alcunha, nomeadamente: Omar Said, Ibin Omar, Sheik Omar, Nuro Saide, Abu Surakha e Abu Sulayfa Muhammad. Nascido no povoado de Ncumbi, distrito de Palma, na Província de Cabo Delgado, e actualmente é considerado como o elo de ligação com o exterior e desde agosto de 2021, foi designado como “Terrorista Global” pelos EUA e em abril de 2023 pela União Europeia (UE).