Por Francisco Nota Moisés
Tradução portuguesa na integra da declaração de revolta popular em inglês contra o regime de Mnangagwa no Zimbabwe apresentada pelo major-general (Scarfrees) vestido de uniforme militar de general no vídeo circulado via celulares. O major-general começa por citar o Samo 82:3. "Salmo 82, verso 3. Defenda os fracos e os órfãos. Promova a causa dos pobres e dos oprimidos. Uma oração sem ação é uma feiticeira."
Sou o major-general (Scarfrees), comandante em chefe do comando. Eu faco (I do command), uma ala revolucionária do partido político Eu Faço, projeto de liberdade EU FAÇO do Zimbabwe ou o Chimurenga 3*. A política intelectual e pacifica de meras palavras descrita como política moderada contra os duros da junta do partido ZANU-PF não serve e não serviu e nunca funcionará para mudar a política daquele partido. O que é preciso agora é a minha posição e o meu atrevimento para pormos em operação o Chimurenga 3.
Não somos fracos. Não somos idiotas. O idiota Mnangagwa é um diabo, um dirigente golpista e um dirigente militar. Eu sou o presidente civil do Zimbabwe. Estou pronto para defender o meu povo que não tem acesso a água potável, a eletricidade, a empregos, combustível e a assistência médica. O estado foi sequestrado. O CIO (serviços secretos), o exército, os veteranos, as prisões, os jornais do Zimbabwe, o ZBC (a radio e tv), a ETC são agora controlados por uns indivíduos maleficamente alegres como o principal juiz da justiça Malaba.
Quando eles agitam pedras, nós também agitamos pedras. Quando eles erguem armas, nós também erguemos armas. Devemos remover o idiota (Mnangagwa) agora. Estamos a sofrer. Precisamos duma operação militar para restaurar o constitucionalismo, os direitos humanos e a democracia.
Eu disse vos quando me sequestraram, torturaram e injetaram me com um veneno que vocês tinham declarado a guerra.
SADC e AU (Unidade Africana), calem a boca. Vocês apoiaram um golpe idiótico. Devem agora apoiar o meu golpe.
Zimbabueanos, africanos e o resto do mundo juntem-se a nós e apoiem nos com mais dinheiro e mais armas. Queremos um Zimbabwe livre agora (Fim)
NOTA EXPLICATIVA: A REVOLTA CHIMURENGA INSPIRADA PELO CURANDEIRO KAGUVI E PELA CURANDEIRA MBUYA NEHANDA CHARWE NYAKASIAKANA CONTRA OS BRITÂNICOS NA RODÉSIA DO SUL NO SÉCULO 19
A revolta inspirada pelo curandeiro Kaguvi e pela curandeira Mbuya Nehanda Charwe Nyakasikana constitui um momento histórico na história do Zimbabwe. Essa revoluta que foi derrotada pelos britânicos veio a ser designada como CHIMURENGA pelos nativos. Os dois curandeiros foram capturados e enforcados pelos britânicos em 1897. Essa revolta é considerada como Chimurenga 1. A revolta contra o regime de Ian Smith é considerada como CHIMURENGA 2. E na visão do major-general que apresentou o projeto de revolta contra o regime de Mnangagwa, a sua revolta é CHIMURENGA 3.