ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
É muito provável que os Estados Unidos[E]U e seus aliados imperialistas entreguem um lote de jatos [F-16] para Ucrânia, nós não sabemos qual é o modelo, quais as capacidades, mas duma forma bastante genérica os ucranianos querem [170] aeronaves é pouco provável que o fornecimento chegue a essa cifra.
Contudo, mesmo que se entregue apenas uma fracção dessas aeronaves elas terão condições de fazer um 'estrago bastante efectivo' nessa guerra, porquê os ucranianos estão olhando no médio e longo prazo. De facto, o que os ucranianos querem mesmo é 'atacar' o interior da Rússia, 'ferir' o russo no seu coração económico e político o quê pode provocar um problema de agravamento dessa crise que já está num nível bastante sério.
Agora, o objectivo desta carta não é fazer um juízo de valor se, é certo ou errado o emprego por parte dos ucranianos do jato [F-16]. Épháaa…é legítimo porquê eles estão efectivamente em guerra, embora se diga que é uma operação especial isso, é, uma guerra não há nenhuma dúvida a respeito disso.
Mas, o quê acontece! Acontece que o problema todo nós estamos falando duma potência nuclear que é a Rússia. Um 'ataque' a Moscovo fatalmente acabará acontecendo se, os [F-16] chegarem na Ucrânia. O quê que vai acontecer? Nós, não sabemos qual vai ser a reacção da Rússia, porquê por enquanto são ataques pequenos, são “incursões” que os ucranianos fizeram na fronteira em Belgorod e etc.
São escaramuças é uma realidade e não impacta tanto, porquê é na fronteira não chegou nos grandes Centros urbanos e o 'impacto' sobre a opinião pública pode até ser favorável ao Presidente Putin, porquê vai colocar na 'mentalidade' de alguns russos a Ucrânia como agressor. Mas, 'atacar' uma grande Cidade como Moscovo ou uma Central nuclear ou outro alvo estratégico já é uma situação bastante diferente, porquê nós não sabemos qual vai ser a reacção da Rússia.
Falando sério, eu não acredito que esses [F-16] vão alterar o cenário táctico da Ucrânia, acho que, àquilo que a Ucrânia 'perdeu' vai continuar a perder, o problema todo é que, o uso dessas aeronaves em ataques ao interior da Rússia pode colocar + lenha numa fogueira cuja a temperatura já está bastante alta.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [19] de Agosto, 20[23]