ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Nesta carta nós vamos falar sobre o fornecimento de jactos [F-16] por parte da holanda para a Ucrânia que foi anunciado ontem.
Primeiro, vamos falar sobre o histórico da holanda. Holanda foi um dos maiores operadores de [F-16]. [F-16] é um sucesso de vendas, vendeu [4.600] exemplares e a holanda tinha [213] jactos alguns até fabricados pela extinta Fokker no próprio país.
Acontece, que a Holanda foi perdendo aviões com passar do tempo em acidentes que é normal esse atrito numa Força Aérea [FA] e outros ela vendeu. Vendeu para o Chile, vendeu para Jordânia, de modo que dessas [213] ela acabou 'estabelecendo' que ia ficar com [108]. Essas [108] ela recebeu [F-16] Alfa e Bravo, as primeiras versões e desses [108] ela fez ‘actualização' de meia vida em todas aeronaves.
O [F-16] é um avião que têm boas condições, lógico agente não sabe como foi a conservação, mas são aviões que oferecem uma razoável oportunidade de combate para Ucrânia, cuja FA já foi bastante 'depauperada' em função desses [18] meses de guerra contra a Rússia.
No entanto, alguns especialistas pesam que o [F-16] é praticamente aeronave ideal para Ucrânia. Porquê? Porquê é um avião muito 'versátil' ele é homologado para muita coisa, cumpre praticamente qualquer tipo de missão desde ataque naval, combate aéreo e até o apoio as tropas o que quer que seja, ele tem condições de desempenhar em virtude do armamento que for homologado e da aviónica que é colocada á disposição.
Não sei como é que está aviónica dessas aeronaves[jactos] que a holanda vai fornecer, mas agente acredita que eles têm uma razoável condição de fazer bastante serviço para apoio dos ucranianos.
Agora qual é a vantagem dos [F-16]. Primeiro, por ser um avião monomotor ele já tem uma 'diminuição de custo' em função de outras aeronaves como o [F-18], o Tayphoon e por aí vai. Segundo, é que ele tem a capacidade muito grande de levar bombas de precisão é uma aeronave com um alcance razoável e leva diversos tipos de mísseis e essa capacidade toda dele vai fornecer uma flexibilidade muito grande para FA ucraniana em virtude deles operarem até então, Jactos russos fica um pouco difícil homologar com perfeição certos equipamentos imperialistas.
Agora como é um avião já 'consolidado' agente acredita que a flexibilidade em termos de insumos que esse avião leva é muito melhor do que o plantel que a FA da Ucrânia dispões hoje, além disso, eles têm poucos aviões de combate.
Outra coisa, que agente precisa colocar. Não existe nada que a defesa aérea da Rússia fazia com actual geração de aviões ucranianos que ela não vai fazer com os [F-16], quer dizer, a possibilidade de sobrevivência é baixa. E uma coisa, também que tanto russos, quanto ucranianos tem fito nessa guerra em virtude da densidade de armas antiaéreas que têm ali, eles vão precisar fazer voos a baixa altura; essa que é a verdade. Então, consome muito o [F-16], não é aeronave de grande raio de alcance por isso, eles serão um pouco prejudicados nesse quesito.
Enquanto estiverem 'atacando' dentro da Ucrânia não é um grande problema, a coisa é administrável. Outra coisa o [F-16] por ser uma aeronave baixa é bastante susceptível a ingestão de objectos estranhos como pedras e outros detritos que a turbina absorve e pode provocar danos, mas os ucranianos conseguem gerenciar isso numa boa, além de que, o imperialismo deve fornecer uma quantidade muito boa de assessórios, tanto de motores para fazer os reparos e a manutenção necessária nessas aeronaves.
Agora, uma coisa vai acontecer, destarte que os aviões, os [F-16] da Ucrânia começarem a operar vai haver muita 'gritaria’ nos países imperialistas, agente não tem dúvida nisso., eles vão 'estrear' com bombas e circunstâncias a Rússia vai ficar em cima das Bases e vai ter diversos ataques.
Mas, [40] aeronaves se a Holanda conseguir fornecer todo, você tendo uma disponibilidade de [70%] são uns [30] aviões operando é bastante coisa, dá para fazer muita coisa. Se os Pilotos chegarem com uma boa 'proficiência' as Forças Armadas da
Ucrânia são bastante aguerridas nada indica que mudando de técnica [equipamento] isso vai mudar, pelo contrário. Só que o que acontece é o seguinte: o problema vão ser os ataques contra o território da Rússia que 'fatalmente' os ucranianos vão acabar fazendo + cedo ou + tarde e isso vai acabar gerando problemas entre a Rússia e a NATO.
Porque eles, também poderiam fazer ataques ao território russo com as aeronaves russas que ele dispõe, mas talvez não tenha destarte tanto impacto político e diplomático que terá utilizando-se de aeronaves que são de países imperialistas fornecidos pela NATO.
Vamos aguardar.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [21] de Agosto, 20[23]